Gincana das aprendizagens: a gamificação como recurso didático de intervenção e recomposição das aprendizagens
Palavras-chave:
Leitura e Interpretação, Metodologias Ativas, Gamificação.Resumo
Este relato de experiência visa destacar a importância dos educadores se aproximarem das tecnologias e jogos para tornar as aulas mais envolventes. Para tanto, evidencia-se o uso de metodologias ativas de aprendizagem, que visam desenvolver o processo de aprendizado. O projeto aqui relatado foi realizado em uma escola de Ensino Fundamental, e tem como base o protagonismo do estudante na construção do conhecimento, utilizando a gamificação como ferramenta para recompor, intervir e melhorar as aprendizagens. Os objetivos incluem resgatar aprendizagens suprimidas durante a pandemia, aprimorar conhecimentos linguísticos, analisar a intertextualidade entre textos de diversas áreas do conhecimento, além de incentivar a participação dos alunos na realização da avaliação externa do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Destaca-se a importância da docência compartilhada, interdisciplinaridade e das metodologias ativas, que valorizam o protagonismo dos estudantes, promovendo o desenvolvimento criativo, a valorização da leitura e interpretação de textos e a aprendizagem significativa dos conteúdos.