Gincana das aprendizagens: a gamificação como recurso didático de intervenção e recomposição das aprendizagens

Autores

  • Tatiana Nunes Carrilho de Oliveira SEEDF
  • Débora Rodrigues de Alencar SEEDF

Palavras-chave:

Leitura e Interpretação, Metodologias Ativas, Gamificação.

Resumo

Este relato de experiência visa destacar a importância dos educadores se aproximarem das tecnologias e jogos para tornar as aulas mais envolventes. Para tanto, evidencia-se o uso de metodologias ativas de aprendizagem, que visam desenvolver o processo de aprendizado. O projeto aqui relatado foi realizado em uma escola de Ensino Fundamental, e tem como base o protagonismo do estudante na construção do conhecimento, utilizando a gamificação como ferramenta para recompor, intervir e melhorar as aprendizagens. Os objetivos incluem resgatar aprendizagens suprimidas durante a pandemia, aprimorar conhecimentos linguísticos, analisar a intertextualidade entre textos de diversas áreas do conhecimento, além de incentivar a participação dos alunos na realização da avaliação externa do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Destaca-se a importância da docência compartilhada, interdisciplinaridade e das metodologias ativas, que valorizam o protagonismo dos estudantes, promovendo o desenvolvimento criativo, a valorização da leitura e interpretação de textos e a aprendizagem significativa dos conteúdos.

Biografia do Autor

Tatiana Nunes Carrilho de Oliveira, SEEDF

Graduada em Letras e Pedagogia, Especialista em Gramática Normativa e Atendimento Educacional Especializado, Professora de língua portuguesa no Centro de Ensino Fundamental 20 de Ceilândia. Contato: tatycarrilho@gmail.com

Débora Rodrigues de Alencar, SEEDF

Graduada em Letras e Pedagogia, Especialista em Interdisciplinaridade e Metodologias Ativas, Supervisora no Centro de Ensino Fundamental 20 de Ceilândia. Contato: debora.rodrigues.let@gmail.com

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Publicado

2024-05-31