O Ensino de Ciências e a Educação do Campo: contribuições de uma abordagem gamificada

Autores

Palavras-chave:

Ecossistemas, Ensino de Ciências, Jogo digital pedagógico, Transposição didática.

Resumo

O presente texto é um relato de experiência de ações desenvolvidas em uma escola do campo da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal com estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental. As ações foram realizadas no 3º bimestre de 2022 e tiveram como objetivo investigar um conjunto de abordagens diversificadas utilizadas nas aulas de Ciências Naturais sobre o conceito de ecossistemas. Essencialmente foram utilizadas aulas expositivas, exibição de documentários e o uso do jogo “Batalha Naval: salvando os ecossistemas”. Como elemento motivacional para aqueles(as) estudantes que demonstraram desinteresse ao longo dos dois primeiros bimestres letivos, identificou-se que eles(as) demonstravam afeição pelo estilo musical rap, desse modo, utilizou-se um remix da música Da Ponte Pra Cá, do grupo Racionais MC’s composta pelos cantores Mano Brown e Ice Blue, em 2002. Outro ponto a ser destacado foi a utilização de temas relacionados com a experiência dos estudantes. Como a maioria deles são oriundos de chácaras, sítios e assentamentos próximos à escola e a prática do plantio de diversas culturas, especialmente do morango faz parte do cotidiano deles, esses temas foram inseridos nas discussões e no jogo digital. Resultados satisfatórios foram alcançados em relação à participação de todos(as) os(as) estudantes nas abordagens propostas, além disso, foi evidenciada a participação ativa daqueles(as) que demonstraram desinteresse no início do ano letivo.

Biografia do Autor

Wesley Pereira da Silva, SEEDF

Doutor em Educação em Ciências pelo Instituto de Química da Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB). Bacharel e Licenciado em Química (UnB). Atualmente é Professor Efetivo da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF). É membro do Grupo de Investigação em Ensino de Matemática (GIEM) e do Grupo Aprendizagem Lúdica - Pesquisas e Intervenção em Educação e Desporto (GEPAL), ambos da Universidade de Brasília. (UnB).

Sheley Cristina Corrêa da Silva, SEEDF

Mestra em Educação pela Universidade de Brasília (UnB) na área de Currículo, onde também participa do Grupo de Pesquisa (CNPQ) “Currículo e Processo Formativo: Inovação e Interdisciplinaridade”. Especialista em Educação em/e para Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural pelo Instituto de Psicologia e Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação ambas pela Universidade de Brasília. Professora Pedagoga da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) atuante na área de Educação Especial e nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Downloads

Publicado

2024-05-31