Implementação do pensamento computacional para crianças superdotadas e talentosas: relato de experiência

Autores

  • Kelly Fabíola Viana dos Santos SEEDF
  • Ana Paula Almeida de Matos SEEDF

Palavras-chave:

Pensamento Computacional, Superdotação, Atividades de enriquecimento desplugadas.

Resumo

Este estudo traz um relato de experiência sobre a implementação de atividades de pensamento computacional (PC) para crianças superdotadas e talentosas em sala de recursos de Altas Habilidades/Superdotação  da SEEDF. Nos últimos anos, a adoção do pensamento computacional nas escolas vem crescendo mundialmente. Sua utilização na educação básica contribui para a adequação da sala de aula às necessidades da sociedade contemporânea. Principalmente quando se trata de educação de alunos superdotados e talentosos, sua utilização é importante para atender suas necessidades especiais, como a necessidade de uma educação desafiadora, por exemplo. Neste artigo descrevemos o processo de introdução de atividades de pensamento computacional em sala de recursos de Altas Habilidades/Superdotação, área acadêmica, anos iniciais. Participaram do projeto 27 alunos inscritos em sala de recursos do Atendimento Educacional Especializado em Altas Habilidades/Superdotação  da Escola CAIC Helena Reis (SEEDF) na cidade de Samambaia, Brasília. O projeto resultou em uma experiência que aborda a resolução de problemas utilizando métodos e ferramentas derivadas da informática, por meio de atividades introdutórias ao pensamento computacional desplugado, tendo como protagonistas alunos com Altas Habilidades/Superdotação, na área acadêmica, anos iniciais.

Biografia do Autor

Kelly Fabíola Viana dos Santos, SEEDF

Mestre e doutora em Literatura e Práticas Sociais pela Universidade de Brasília, na linha de pesquisa em Literatura e outras Artes. Professora de Artes na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, atuando na Itinerância do Atendimento Educacional Especializado em Altas Habilidades/Superdotação.

Ana Paula Almeida de Matos, SEEDF

Pedagoga. Mestranda do Programa de Educação Inclusiva na Universidade Estadual de Ponta Grossa (PROFEI/UEPG). Professora da Secretaria de Educação do Distrito Federal. Atua na Sala de Recursos de Altas Habilidades/Superdotação.

Downloads

Publicado

2024-05-31