Contribuições do mapeamento de processos organizacionais para a eficiência no setor público: um estudo no Campus Brasília do IFB

Autores

  • Alexandre Laval Silva IFB
  • Gustavo Henrique Dornelas de Deus IFB
  • Caroline Vitória Moreira Oliveira Machado IFB
  • Luíza Benon Soares Peixoto IFB

Palavras-chave:

Gestão de processos, Mapeamento de processos, Eficiência.

Resumo

Esta pesquisa possui o objetivo de analisar como a modelagem de processos realizada pela Comissão de Mapeamentos de Processos pode auxiliar na eficiência do serviço prestado pelo campus Brasília. A pesquisa possui uma perspectiva de análise qualitativa, de caráter documental e bibliográfico, sendo ainda, realizadas entrevistas com os integrantes da comissão: três docentes, das áreas de Gestão Pública e Informação e Comunicação, um técnico administrativo e quatro discentes. Segundo os relatos dos entrevistados, os principais benefícios gerados na internalização dos processos mapeados seriam: a eficiência, a padronização dos processos, o ganho de tempo, o aumento na produtividade dos funcionários e um maior entendimento das etapas envolvidas na prestação dos serviços. Foi possível constatar que limitações como a falta de prioridade do projeto, não aplicação de todas as fases do ciclo BPM - Business Process Management, e a divulgação insuficiente, possuem impacto direto na diminuição de possíveis benefícios decorrentes do mapeamento. A pesquisa propõe a criação de um escritório de processos, melhorias na internalização, divulgação, entre outras sugestões para a resolução dos problemas identificados.

Biografia do Autor

Alexandre Laval Silva, IFB

Doutor em Administração pela Universidade de Brasília (UnB) na área de Gestão Organizacional. Possui mestrado em Sistemas e Computação e graduação em Engenharia Metalúrgica, ambos pelo Instituto Militar de Engenharia (IME). Professor do Instituto Federal de Brasília (IFB) na área de Gestão e professor visitante da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP).

Gustavo Henrique Dornelas de Deus, IFB

Mestre em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento, especialista em Engenharia de Software e Governança de TI, bacharel em Sistemas de Informação. Professor do Instituto Federal de Brasília (IFB).

Caroline Vitória Moreira Oliveira Machado, IFB

Graduada em Gestão Pública pelo Instituto Federal de Brasília (IFB), com ênfase em Gestão Estratégia. 

Luíza Benon Soares Peixoto, IFB

Graduada em Gestão Pública pelo Instituto Federal de Brasília (IFB).

Downloads

Publicado

2024-05-31