Plantando sementes e projetando sonhos das pessoas em situação de rua da Escola Meninos e Meninas do Parque

Autores

  • Eliane Cristina Brito de Oliveira SEEDF e UnB
  • André Marques Binacett SEEDF e UnB

Palavras-chave:

Escola, Pessoas em situação de rua, Projeto de vida, Horta

Resumo

O projeto Plantando Sementes, Projetando Sonhos faz parte da ação educativa da Escola Meninos e Meninas do Parque da Cidade (EMMP), em Brasília (DF), e busca a conscientização de cada estudante na importância de si mesmo, na responsabilidade com o outro e com o ambiente no qual está inserido. A ideia é de que os(as) estudantes sejam agentes, atuantes no processo de crescimento das mudas, desde a germinação até a colheita. Processualmente, os estudantes construíram um projeto de vida a partir da vivência no aprendizado da horta, as temporalidades de cada etapa: plantação; germinação; cuidado; colheita; possibilitam objetivos simples que contemplem sonhos e perspectivas dos estudantes – sujeitos de suas histórias que germinam como as mudas e florescem como as plantas.

Biografia do Autor

Eliane Cristina Brito de Oliveira, SEEDF e UnB

Professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF), atuante na Escola Meninos e Meninas do Parque da Cidade, nas disciplinas de História e Geografia. Doutoranda no Departamento de Pós-Graduação em História pela Universidade de Brasília (UnB).

André Marques Binacett, SEEDF e UnB

Professor de Ciências Naturais e Biologia na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF). Mestrando em Botânica pela Universidade de Brasília (UnB).

Downloads

Publicado

2024-11-08