Arte e educação do projeto Caravana Buriti: criatividade e vivência artística

Autores

  • Kathleen de Oliveira Universidade de Brasília
  • Lúcio França Teles Universidade de Toronto

Palavras-chave:

Arte Educação, Ensino e Aprendizagem

Resumo

Este artigo pretende realizar uma análise histórica da Arte Educação no Brasil, apresentando os primeiros movimentos de implementação do ensino das Artes na educação escolar, refletindo sobre quais foram os principais desafios encontrados neste processo e as lutas enfrentadas pelos Arte Educadores em busca da conscientização sobre a importância da Arte para o desenvolvimento humano. Essa investigação teórica busca estabelecer conceitos essenciais para a compreensão desse campo de estudo, e está em interface com a pesquisa realizada sobre o projeto de Arte Educação denominado Caravana Buriti – Arte Educação na Estrada fundado no ano de 2010, projeto de itinerância educacional idealizado pela Cia OS Buriti, grupo de Arte Educadores que se propõe em desenvolver novas metodologias em Arte Educação. O projeto é direcionado para as escolas públicas e trabalha diretamente através dos espetáculos e oficinas, com crianças, professores e comunidade.

Biografia do Autor

Kathleen de Oliveira, Universidade de Brasília

Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação, UnB. Professora da Secretaria de Educação do Distrito Federal.

Lúcio França Teles, Universidade de Toronto

Doutor em Informática na Educação pela Universidade de Toronto. Atualmente é Professor Associado na Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB). Sua área de pesquisa é a aprendizagem colaborativa com suporte tecnológico. Atualmente trabalha também com a utilização da inteligência artificial em ambientes colaborativos online.

Downloads

Publicado

2024-11-30