Projeto pedagógico na materialização do currículo da Educação Infantil: reflexões a partir da teoria histórico-cultural
Palavras-chave:
Educação Infantil. Currículo. Teoria Histórico-Cultural. Pedagogia de projetosResumo
Este artigo tem o objetivo de contribuir para as discussões acerca do Currículo, refletindo sob a perspectiva da Teoria Histórico-Cultural (VIGOTSKI, 2003; 2008; 2018) em diálogo com os documentos oficiais da Educação Infantil (BRASIL, 2010, 2013, 2017), uma experiência com projeto pedagógico desenvolvido com crianças pequenas, 5 e 6 anos, em uma escola pública de Educação Infantil do Distrito Federal em que a autora atuou como professora regente na sala de referência1i, tendo a pesquisa-ação como abordagem metodológica. Compreendendo as crianças como sujeitos de direitos, protagonistas e ativas, o projeto pedagógico materializou-se como uma organização didática que considerou e valorizou as experiências e os saberes infantis, articulados como base para as práticas pedagógicas, evidenciando um duplo protagonismo das crianças e da professora. A experiência permitiu conhecer as peculiaridades do grupo e planejar jornadas pedagógicas significativas para as crianças, subsidiadas pela escuta atenta e o acolhimento de suas necessidades, interesses e motivos.
i Vocabulário mais apropriado para marcar as especificidades da Educação Infantil, uso do termo sala de referência ao invés de sala de aula.