A pedagogia de projetos lúdicos transdisciplinares em ambiente socioeducativo
Palavras-chave:
Transdisciplinaridade, Aprendizagem Lúdica, Socioeducação, Pedagogia de ProjetosResumo
Trata-se de um relato de experiência, cujo objetivo foi descrever a experiência da utilização como método de ensino a pedagogia de projetos observando princípios epistemológicos da transdisciplinaridade e da aprendizaem lúdica em uma unidade socioeducativa de internação provisória do Distrito Federal. Os resultados evidenciaram que esse modelo pode ser utilizado em ambientes restrição de liberdade com vista a restabelecer a educação formal como instrumento de transformação de acesso social. Os projetos interventivos foram construídos pela equipe docente tanto coletivamente como individualmente, em conjunto com os alunos, com duração máxima de até 45 dias. O modelo utilizado como estratégia de ensino-aprendizagem permitiu aos alunos uma maior reflexão sobre retomada aos estudos e reflexão para construção de projetos de vida diferentes dos que levaram-no ao acautelamento provisório como medida socioeducativa.