Tessituras infantis: primeiras impressões

Autores

  • Léia Gonçalves de Freitas Universidade Federal do Pará
  • Dayse Leite Pereira Universidade Federal do Pará - UFPA

Palavras-chave:

Criança, Natureza, Brincadeiras

Resumo

Este artigo é resultado das pesquisas realizadas no âmbito do Projeto “As gramáticas sociais de crianças e suas infâncias em territórios de águas de regiões da Amazônia paraense”, chamada Universal – CNPq/MCTI/FNDCT nº 18/2021 e objetiva investigar as tessituras da infância no Reassentamento Urbano Coletivo Laranjeiras (RUC Laranjeiras) e na Comunidade Sol Nascente, na Transassurini, Altamira – PARÁ, acerca da relação criança-natureza. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com elementos de intervenção, desenvolvida a partir da Oficina do Brincar, problematizando a questão: Como ocorre a relação criança-natureza no contexto das suas vivências nas/das águas? Os resultados apontam que os brincares das crianças nas/das águas, são saberes-fazeres permeados por relações estabelecidas no cotidiano das comunidades que formula uma diversidade de ações e dizeres cujas possibilidades retratam suas vivências no lugar, resultante da curiosidade, culturas e condições de vida atravessadas e tecidas junto à natureza

Downloads

Publicado

2023-07-03