“Infâncias no plural”: A socialização na (des)construção do racismo e as possibilidades de uma educação antirracista
The socialization in the (de)construction of racism and the possibilities of an anti-racist education
Palavras-chave:
racismo, infância, educação antirracista, socializaçãoResumo
Esse artigo objetiva retomar a pauta da questão racial na infância discutida por Eliane Cavalleiro (2000). Nessas duas décadas observamos muitos avanços ainda a serem feitos, dentre eles o de instaurar nas escolas uma educação que seja antirracista de fato. Portanto, buscamos reunir nesse estudo três horizontes de saber interdependentes: primeiro, conceitos sociológicos da infância enquanto categoria social para discutir os modos pelos quais os processos da representatividade do eu infantil é permeado por uma cultura dominante; no segundo horizonte falamos da manutenção da educação colonialista do Brasil para que possamos compreender a estrutura pela qual a educação eurocentrada é uma prática contínua do racismo institucional até hoje; e no terceiro horizonte de saber fazemos algumas indagações pedagógicas no sentido de provocar reflexões diagnósticas do verdadeiro status da educação escolar – e também promover uma ação restauradora da dignidade humana através da educação antirracista a partir de tópicos essenciais.