Roda de Conversa para Servidores Readaptados por voz da Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal (SEEDF)

Autores

  • Luana Carolina Santos SEE

Palavras-chave:

voz, readaptados por voz, saúde vocal, qualidade de vida, trabalho

Resumo

RESUMO

Este trabalho relata a relevância de uma ação voltada para os servidores da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal, pertencentes à Carreira Magistério da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, readaptados por redução na capacidade de uso da voz, que tiveram que sair do ambiente de sala de aula e precisaram se reinventar para exercer a atividade profissional em outro espaço escolar. Por meio de Rodas de Conversa, estas foram idealizadas com o objetivo de propiciar o cuidado com a saúde vocal, orientar o uso correto da voz e permitir a partilha das experiências vividas sobre o processo de deixar de trabalhar no ambiente de sala de aula por motivos de disfonia funcional. As Rodas de Conversa, enquanto metodologia de pesquisa e de intervenção, puderam mostrar, de forma prática, a importância dos exercícios de aquecimento e desaquecimento vocal. A ação Roda de Conversa foi realizada em três momentos, a saber: em 2019, como um projeto piloto para os servidores readaptados lotados na área administrativa, em 2021 e em 2022 para os demais servidores das Coordenações Regionais de Ensino. Observou-se que as Rodas de Conversa, como espaço de fala e escuta sensível, puderam contribuir com a melhoria da qualidade de vida e do bem-estar no trabalho dos servidores atendidos.

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Publicado

2022-11-30