Por uma abordagem sistêmica da Qualidade de Vida no Trabalho: a profissão docente em questão

Autores

  • Rosana Carneiro Ferreira Secretaria de Educação do Distrito Federal

Palavras-chave:

Crise das licenciaturas, relações complexas, promoção de QVT

Resumo

O presente artigo busca abordar o tema da Qualidade de Vida no Trabalho a partir de uma perspectiva ampla, sistêmica, para além das condições materiais e ergonômicas. Parte da crise vivenciada pelos cursos de licenciatura, que formam professores e professoras, devido à redução na demanda, passando a abordar a desistência da profissão pela impossibilidade de conciliar a formação recebida com o cotidiano escolar. Apresenta dados quantitativos relevantes e apresenta o impacto de fatores relacionados à Qualidade de Vida no Trabalho que podem interferir na quantidade de docentes atuantes, a médio e longo prazos, principalmente em algumas áreas específicas do conhecimento. O adoecimento, particularmente o psíquico, tem lugar de destaque no mal-estar docente, revelando a necessidade premente de se cuidar do ambiente de trabalho e suas múltiplas e complexas relações, desde a sala de aula, até as relações com a comunidade escolar, passando pelos pares profissionais. Destaca a necessidade de se promover a QVT na Secretaria de Educação do Distrito Federal, reservando espaço institucional amplo, a partir dos setores já existentes destinados à promoção de bem-estar, reservando espaço para a ampla discussão e implementação da Política de QVT, promulgada, porém não implementada.

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Publicado

2022-11-30