Os primeiros contatos de jovens em privação de liberdade com o ato de assistir teatro

Autores

  • Laís Jacques Marques Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
  • Vicente Concilio Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Palavras-chave:

Teatro e sistema socioeducativo, Pedagogia do/a espectador/a, Abordagem triangular, Teatro e juventude

Resumo

O presente artigo relata a experiência de primeiros contatos com o ato de assistir teatro de jovens em cumprimento de medida de privação de liberdade em um centro socioeducativo catarinense. Na primeira seção, buscamos apresentar dados relacionados aos centros de internações nacionais e características específicas da unidade em que se deu a pesquisa. Depois, apresentamos teorias da pedagogia do/a espectador/a e suas conexões com a abordagem triangular de ensino de artes, bem como as maneiras com que tais metodologias se relacionaram com as ações que desenvolvemos. Apresentamos nossa perspectiva de dois momentos em que as jovens assistiram a peças teatrais e concluímos com questionamentos referentes à privação de liberdade da juventude.

Palavras-chave: Teatro e sistema socioeducativo. Pedagogia do/a espectador/a. Abordagem triangular. Teatro
e juventude.

The first contacts of youth in deprivation of liberty with act of watching theater

Abstract: This article reports the experience of first contacts with the act of watching theater for young people in compliance with a measure of deprivation of freedom in a socio-educational center in Santa Catarina. In the first section, we seek to present data related to national juvenile centers and specific characteristics of the unit where the research took place. Afterwards, we present theories of spectator pedagogy and its connections with the triangular approach to teaching arts, as well as how such methodologies are related to the actions we develop. We present our perspective of two moments in which young women watched plays and we conclude with questions regarding the youth’s deprivation of freedom.

Keywords: Theater and socio-educational system. Pedagogy of the spectator. Triangular approach. Theater
and youth.

Biografia do Autor

Vicente Concilio, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

É ator, diretor e professor da área de Teatro-Educação do Departamento de Artes Cênicas da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), integrando também o Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas e o Mestrado Profissional em Artes - ProfArtes - CAPES, da mesma instituição. É licenciado, mestre (2006) e doutor (2013) em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo (USP). 

Downloads

Publicado

2021-11-27