A Educação Física adaptada na realidade escolar: Aprendendo com o convívio

Autores

  • Francisco Eden Soares Marcos PLANDITES - UERN
  • Fernanda de Oliveira Silva Professora de Educação Física Sousa/PB
  • Themis Cristina Mesquita Soares Professora de Educação Física UERN/CAPF

Palavras-chave:

Educação Física, Educação Física Adaptada, Aprendizado, Alunos

Resumo

A presente pesquisa discute sobre inclusão através da Educação Física Adaptada, elencando o seu surgimento e principais conquistas, além de discussões desse objeto de estudo no âmbito escolar. Trata-se de um relato a partir do trabalho de conclusão de curso denominado: Eu vejo o outro quando me percebo: (re) construindo olhares sobre inclusão através da Educação Física Adaptada. O objetivo geral neste trabalho é analisar como foram as vivências dos alunos sujeitos participes da pesquisa perante ao conhecimento da Educação Física Adaptada. Dentre os objetivos específicos estão: identificar quais níveis de aprendizado pós intervenções metodológicas e, avaliar a partir do diário de bordo do pesquisador, como os alunos se portaram perante ao aprendizado e conhecimento adquirido. Foi possível identificar a partir dos resultados verificados, uma percepção de apreços e novos conhecimentos adquiridos não só pelos autores, mas também proporcionando novas vivências aos sujeitos da pesquisa. Por fim, analisamos que a educação física como uma área na qual o trabalho com o corpo em movimento proporciona novas compreensões sensíveis ao ponto de enxergar o respeito com o outro e com a diversidade, e com a idealização de uma trajetória de conhecimentos que se encontra na construção de saberes.

 

Downloads

Publicado

2023-11-30