A importância da atividade orientadora de ensino: relato de uma experiência de educação antirracista na educação infantil

Autores

  • Anaiara Lourenço da Silva UFCAT Catalão Goiás
  • Priscilla Patrício de Holanda UFCAT Catalão Goiás
  • Joelma Fernanda de Sales Carneiro Dutra
  • Neide Abadia Caneiro
  • Samira Borges Ferreira

Resumo

Neste estudo buscou-se apresentar um relato de experiência realizada de duas Atividades Orientadoras de Ensino (AOE), integradoras de um projeto maior intitulado “Um boneco Meu‟, realizado durante do ano de 2019, na turma de Maternal II, da Creche Municipal Nivea Sebastiana Carneiro Gratão. Numa perspectiva histórica, social, cultural e interdisciplinar, amparadas na teoria da Psicologia Histórico-Cultural avaliou-se o potencial educativo dessas atividades, para a construção do conhecimento significativo na desconstrução do pensamento colonial e racista, do que é ser uma criança negra. Com intuito de estabelecer uma relação de ensino-aprendizagem baseada na interação professor-aluno/aluno-professor observamos que as atividades e ações propostas mostraram-se estratégias eficazes para o desenvolvimento de práticas educativas que levem à construção de uma educação antirracista.

Palavras-chave: Atividade Orientadora de Ensino. Formação de professores. Educação Antirracista.

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Publicado

2021-04-14