Da Geografia Física à Geografia Socioambiental: o caso da revisitação curricular no Ensino Médio do Distrito Federal
Keywords:
Currículo, BNCC, Ensino Médio, Geografia, Ciências Humanas e Socais ApliacadasAbstract
Este artigo tem por objetivo tratar da Geografia Socioambiental no Novo Currículo do Ensino Médio a partir das bases teórico-metodológicas da Geografia Física. A metodologia utilizada para realização das reflexões apresentadas partiu de revisão bibliográfica e das experiências adquiridas na construção da nova edição do Currículo do Ensino Médio da rede pública de ensino do Distrito Federal, por meio do programa federal Pró BNCC. Questões atinentes à interdisciplinaridade, dialogia e aproximação entre diferentes componentes curriculares no âmbito das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e a elaboração de objetivos de aprendizagem e escolha de conteúdos para novas perspectivas didático-pedagógicas são alguns dos resultados alcançados ao final das discussões, práticas e metodologias presentes neste trabalho.
Palavras-chave: Currículo. BNCC. Ensino Médio. Geografia. Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.
From Physical Geography to Socioenvironmental Geography: the case of curriculum revisit in High School in the Federal District
Abstract: This article aims to deal with Socioenvironmental Geography in the New Curriculum of High School from the theoretical-methodological bases of Physical Geography. The methodology used to carry out the reflections presented was based on a bibliographical review and the experiences acquired in the construction of the new edition of the High School Curriculum for the public school system in the Federal District, through the federal program Pró BNCC. Issues relating to interdisciplinarity, dialogue and approximation between different curricular components in the scope of Applied Human and Social Sciences and the development of learning objectives and choice of content for new didactic-pedagogical perspectives are some of the results achieved at the end of the discussions, practices and methodologies present in this work.
Keywords: Resume. BNCC. High school. Geography. Applied Human and Social Sciences.