“Por que a sopa de pedra da velha é tão gostosa?‟: A leitura pode fazer diferença na vida dos alunos.

Authors

  • Norma Lucia Queiroz

Keywords:

Leitura, Textos literários, Prazer de ler, Interação professora-alunos

Abstract

O presente estudo tem como objetivo analisar uma proposta pedagógica de leitura com um grupo de alunos do 3° ano do ensino fundamental de uma escola pública do Distrito Federal. Para analisar os dados, lançamos mão dos estudos de Ferreiro, Teberosky, Vygotsky, Abaurre Cagliari, Cagliari, Smolka, Queiroz, Maciel, entre outros. Cagliari (2005) defende a importância do trabalho de leitura na escola de forma sistemática para que os alunos tenham sucesso escolar e se tornem cidadãos de seu tempo, ou seja, críticos. Optamos pela pesquisa qualitativa com abordagem de estudo de caso, utilizando observações participantes em sala de aula e análise do projeto polí- tico pedagógico da escola, alem de uma entrevista com a professora regente. A análise privilegiou o desenvolvimento da proposta de leitura com diferentes títulos literários por meio das observações em sala e na entrevista com a professora. Os resultados apontaram que: os alunos ao longo do semestre começaram a despertar o interesse para ler textos; alguns deles conseguiram ampliar significativamente a qualidade da sua leitura, e esse avanço pode ser parcialmente atribuído à leitura diária e sistemática; dois alunos demonstravam leitura pouco fluente, mas eram esses mesmos alunos que apresentavam insegurança para escrever e passaram a perder o medo; ao final do ano letivo, a maioria dos alunos apresentava leitura fluente no nível do esperado para alunos do 3º ano do ensino fundamental; o compromisso da professora influenciou a aprendizagem dos alunos; a escola precisa investir nas condições de trabalho para professores e alunos, especialmente, na aquisição de livros literários de boa qualidade. Concluímos que essa proposta poderia ser incorporada nas classes de alfabetização em todas as escolas públicas do Distrito Federal. 

Published

2015-12-31