O ensino dos esportes em espaços não-escolares: uma análise das tarefas e intervenções propostas por treinadores
Keywords:
Ensino, Esportes, Treinador, Tarefas, Intervenção, Papel do alunoAbstract
O ensino dos esportes centrado na tática tem sido considerado eficaz para ensinar modalidades de invasão, devido a sua centralidade na tomada de decisão, pois está em conformidade com as características da lógica interna desse tipo de esporte. No entanto, pouco se produz sobre a relação entre os tipos de tarefas e intervenções proporcionadas pelos treinadores e o papel dos alunos. Nesse contexto, este estudo visa identificar os tipos de tarefas e as intervenções priorizadas por treinadores ao desenvolverem o ensino de esportes de invasão e sua relação com o papel do aluno nos treinos. A pesquisa está pautada em uma abordagem mista de caráter quantitativo e qualitativo, caracterizando-se como um estudo de casos múltiplos, realizado em quatro escolinhas de iniciação esportiva no interior do Rio Grande do Sul. Foram observados cinco treinos de cada treinador, totalizando 20 observações. Os resultados indicam que os treinadores propõem tarefas de diferentes tipos – com e sem tomada de decisão – e de longa duração, havendo uma prevalência do jogo formal. As intervenções realizadas privilegiam as instruções aos alunos sem questionamentos por parte do treinador sobre as decisões por eles tomadas. Em consequência, os alunos têm um papel “parcialmente ativo‟ nos treinos, uma vez que experimentam tarefas com interação entre oponentes, mas não são provocados a refletir sobre o que estão fazendo. Aliado a isso, os treinadores não apresentam objetivos específicos em cada treinamento, o que gera a aplicação de tarefas e intervenções distintas para diferentes subpapéis e intenções táticas dentro de um mesmo treino.
Palavras-Chave: Ensino. Esportes. Treinador. Tarefas. Intervenção. Papel do aluno.
The teaching of sports in non-school spaces: an analysis of the tasks and interventions proposed by coaches
Abstract: The teaching of sports centered on tactics has been considered effective for teaching invasion modalities, due to its centrality in decision making, as it is in accordance with the characteristics of the internal logic of this type of sport. However, little is produced about the relationship between the types of tasks and interventions provided by coaches and the role of students. In this context, this study aims to identify the types of tasks and interventions prioritized by coaches when developing the teaching of invasion sports and its relationship with the student's role in training. The research is based on a mixed approach of quantitative and qualitative character, characterized as a multiple case study, carried out in four sports initiation schools in the interior of Rio Grande do Sul. Five training sessions of each coach were observed, totaling 20 observations . The results indicate that coaches propose tasks of different types – with and without decision making – and of long duration, with a prevalence of the formal game. The interventions carried out privilege the instructions to the students without questioning by the coach about the decisions made by them. As a result, students have a “partially active‟ role in training, as they experience tasks with interaction between opponents, but are not provoked to reflect on what they are doing. Allied to this, the coaches do not have specific objectives in each training, which generates the application of different tasks and interventions for different sub-roles and tactical intentions within the same training.
Keywords: Teaching. Sports. Coach. Tasks. Intervention. Student role.