As práticas esportivas no âmbito escolar: uma experiência nos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública do Distrito Federal

Authors

  • Antonio Marcos Pantoja dos Santos Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal
  • Amanda Silva Gontijo Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal
  • Pollyanna Milena Rodrigues da Silva Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Keywords:

Esporte, Anos Iniciais, Prática pedagógica

Abstract

Este artigo aborda as práticas esportivas relacionadas às práticas pedagógicas nos anos iniciais do Ensino Fundamental em uma escola da rede pública de ensino do Distrito Federal. No primeiro momento, o trabalho detém-se em apontar os procedimentos metodológicos utilizados para fazer um levantamento bibliográfico e coleta de dados por meio de uma pesquisa. Na sequência, é apresentada uma trilha histórica da inserção do esporte no âmbito escolar como instrumento pedagógico, levando em consideração os diversos marcos legais que garantiram a inclusão do esporte na Educação brasileira. A seguir, discute-se questões relacionadas à importância do esporte e jogos interativos no cotidiano escolar. Por fim, são apresentados resultados de uma pesquisa, oriundos da participação de professores em atividades esportivas, e como elas modificaram o cenário pedagógico em uma unidade escolar pública de Ensino Fundamental, na região de Ceilândia, Distrito Federal.

Palavras-chave: Esporte. Anos Iniciais. Prática Pedagógica.

Sports practices in the school environment: an experience in the early years of elementary school in a public school in the Federal District

Abstract: This article addresses sports practices related to pedagogical practices in the early years of elementary school in a public school in the Federal District. At first, the work focuses on pointing out the methodological procedures used to carry out a bibliographic survey and data collection through a survey. Next, a historical trail of the insertion of sport in the school environment as a pedagogical instrument is presented, taking into account the various legal frameworks that ensured the inclusion of sport in Brazilian Education. Next, issues related to the importance of sport and interactive games in everyday school life are discussed. Finally, the results of a research are presented, from the participation of teachers in sports activities, and how they changed the pedagogical scenario in a public elementary school unit, in the region of Ceilândia, Distrito Federal.

Keywords: Sport. Early Years. Pedagogical Practice.

Author Biographies

Antonio Marcos Pantoja dos Santos, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Antonio Marcos Pantoja dos Santos é graduado em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará – UFPA (2000), especialista em Educação do Campo, Desenvolvimento e Sustentabilidade, também pela UFPA (2010), pós-graduado em Gestão e Orientação Educacional pela Faculdade de Tecnologia Equipe Darvin – FTED (2013). Professor da Secretaria de Educação do Distrito Federal – SEEDF.

Amanda Silva Gontijo, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Graduada em pedagogia pela Universidade de Brasília - UNB (2010), pós-graduada em Gestão e Orientação Educacional pela (2011). Professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal - SEEDF.

Pollyanna Milena Rodrigues da Silva, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Graduada em Pedagogia pela Universidade Paulista de São Paulo – UNIP (2017). Professor da Secretaria de Educação do Distrito Federal – SEEDF.

Published

2020-05-29