As contribuições da Teoria Histórico-Cultural e dos estudos de defectologia de Vigotski para a conceituação/compreensão da pessoa com deficiência intelectual

Authors

  • Fabiana Luzia de Rezende Mendonça SEEDF
  • Fabrício Santos Dias de Abreu Secretaria de Estado de Educação / Universidade de Brasília
  • Marina Teixeira Mendes de Souza Costa SEEDF
  • Daniele Nunes Henrique Silva Universidade de Brasília

Keywords:

Vigotski, Defectologia, Deficiência intelectual, Desenvolvimento, Compensação

Abstract

Esse texto tem como base as premissas da Teoria Histórico-Cultural, de modo especial, as contribuições dos estudos de defectologia de Vigotski acerca da compreensão do desenvolvimento da pessoa com deficiência intelectual, principalmente, o fato de que é na vida social que o sujeito encontra recursos para a constituição de suas funções psicológicas e para o desenvolvimento de processos de compensação. Discute-se, historicamente, as implicações dos paradigmas (médico e clínico) que vem orientando a definição, avaliação e a classificação dos sujeitos com deficiência intelectual para as práticas educacionais. Em contraponto, são apresentadas as assertivas de Vigotski, as quais evidenciam a necessidade de reformulação e ressignificação das concepções e práticas de ensino-aprendizagem, de ser humano e sua diversidade, do papel do professor e da educação na atual sociedade para que, os sujeitos com deficiência intelectual possam vivenciar, de modo efetivo e pleno, os processos de inclusão em sua vida escolar e social.

Palavras-chave:  L. S. Vigotski. Defectologia. Deficiência intelectual. Desenvolvimento. Compensação.

The contributions of Vigotski's Historical-Cultural Theory and Defectology studies to the conceptualization/understanding of people with intellectual disabilities

This text is based on the premises of the Historical-Cultural Theory, in particular the contributions of Vigotski's studies of defectology on the understanding of the development of people with intellectual disabilities, especially the fact that it is in social life that the subject finds resources for the constitution of their psychological functions and for the development of compensation processes. Historically, the implications of the paradigms (medical and clinical) that have been guiding the definition, assessment and classification of subjects with intellectual disabilities for educational practices are discussed. In counterpoint, Vygotski's assertions are presented, which highlight the need for reformulation and redefinition of the concepts and practices of teaching-learning, of the human being and its diversity, of the role of the teacher and of education in today's society, so that the subjects people with intellectual disabilities can effectively and fully experience the processes of inclusion in their school and social life.

Keywords: LS Vigotski. Defectology. Intellectual disability. Development. Compensation.

Author Biographies

Fabiana Luzia de Rezende Mendonça, SEEDF

Doutora em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde (PG-PDS/UnB). Atua como psicóloga do Serviço Especializado de Apoio à Aprendizagem (SEAA) na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEE-DF). Tem experiência na área de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento e na área Clínica, principalmente, no atendimento de crianças e adolescentes. Desenvolve pesquisas sobre trabalho/formação docente e atividade criadora, educação inclusiva, focalizando os processos de inclusão de alunos com deficiência intelectual, a partir dos princípios da psicologia histórico-cultural.

Marina Teixeira Mendes de Souza Costa, SEEDF

Doutora e Mestre em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde (IP - UnB, 2018/2012). Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional (IP - UnB, 2007) e Psicomotricidade pela Universidade Candido Mendes - UCAM (2003), formada em Pedagogia (FE - UnB, 1996). Professora de Educação Infantil e Séries Iniciais, atuou também como Coordenadora Pedagógica e Técnica no trabalho pedagógico (1997-2019) na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. A pesquisadora concentra seus estudos naqueles que tratam sobre desenvolvimento, deficiência, infância, unidade corpo-mente, processos criadores, letramento/alfabetização e literatura infantil

Daniele Nunes Henrique Silva, Universidade de Brasília

Graduada em bacharel e licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Titulou-se em Mestre em Psicologia da Educação, no ano de 1998, e no Doutorado em Educação, no ano de 2006, na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Em 2015, fez seu Estágio de Pós-Doutoramento na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP, no Programa de Psicologia Social). É Professora Associada 1, do quadro permanente da Universidade de Brasilia (UNB). Está vinculada como professora colaboradora ao Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação, UNICAMP. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Pensamento e Linguagem (GPPL/UNICAMP) e do Núcleo de pesquisa dialética exclusão/inclusão social (NEXIN/PUC-SP). Membro também do GT Psicologia sócio-histórica e a desigualdade social e o contexto brasileiro (ANPEPP).

Published

2020-05-29