Novo Ensino Médio no Distrito Federal: A Saúde na trilha da Educação
Keywords:
política de saúde, política de educação, currículo, aprendizagemAbstract
Na história do Brasil, a Educação e a Saúde produziram encontros significativos para a construção de arranjos que possibilitaram a inserção da saúde no contexto escolar, seja como disciplina ou como componente curricular. Recentemente, o Governo Federal empreendeu programas de intersecção entre estas duas políticas, visando a produção de iniciativas voltadas à saúde dos escolares. A Base Nacional Comum Curricular e os Itinerários Formativos (IF) para o Novo Ensino Médio apresentam-se como os mais promissores ‘pontos de intersecções’ entre a Saúde e a Educação, desde a publicação da Lei De Diretrizes e Base da Educação Nacional, em 1996. O objetivo deste texto é relatar e discutir o desenvolvimento de uma proposta de unidades curriculares voltadas à vigilância e prevenção das doenças e agravos não transmissíveis, à promoção da saúde e ao desenvolvimento sustentável para os IF na organização do Novo Ensino Médio no Distrito Federal (DF). Para tanto, em 2019, foi organizado um grupo intersetorial com representantes da área de vigilância de doenças não transmissíveis do Ministério da Saúde e das áreas de saúde e educação do DF para implementação da iniciativa em unidades escolares pilotos. O trabalho está em fase inicial, mas já produziu os conteúdos da trilha e demonstrou possibilidades de abordagens dos temas da saúde como componentes da formação dos estudantes do Ensino Médio. Espera-se a produção de processos metodológicos possíveis de serem replicados em todo o país e resultados positivos para os estudantes e às unidades escolares que ofertarem a Trilha de Aprendizagem da Saúde.
Palavras-chave: Política de saúde. Política de educação. Currículo. Aprendizagem.
New High School in the Federal District: Health on the path of Education
Abstract: In the history of Brazil, Education and Health produced significant encounters for the construction of arrangements that enabled the insertion of health in the school context, either as a discipline or as a curricular component. Recently, the Federal Government undertook programs of intersection between these two policies, aiming at the production of initiatives aimed at the health of students. The Common National Curriculum Base and the Formative Itineraries (IF) for the New High School are presented as the most promising 'intersection points' between Health and Education, since the publication of the Law on Guidelines and Base for National Education, in 1996. The aim of this text is to report and discuss the development of a proposal for curricular units aimed at surveillance and prevention of non-communicable diseases and injuries, health promotion and sustainable development for the PI in the organization of the New High School in the Federal District (DF). To this end, in 2019, an intersectoral group was organized with representatives from the Ministry of Health's surveillance of non-communicable diseases and from the DF's health and education areas to implement the initiative in pilot school units. The work is in its initial phase, but it has already produced the contents of the track and demonstrated possibilities of approaching health issues as components of the formation of high school students. It is expected the production of methodological processes that can be replicated throughout the country and positive results for students and school units that offer the Health Learning Trail.
Keywords: Health policy. Education policy. Resume. Learning.