Cultura de paz: Um caminho em busca da educação de qualidade

Autores

  • Angela Maria da Natividade SEEDF / CEF Jardim II
  • Isabel Batista de Moura SEEDF
  • Dilma Rodrigues de Oliveira SEEDF
  • Simone Alves Hahn SEEDF

Palavras-chave:

Transformações, Comunidade Escolar, Democracia, Qualidade, Cultura de Paz, Pertencimento

Resumo

O presente relato de experiência tem por objetivo descrever a trajetória do CEF Jardim II a partir da atual gestão, demonstrando as transformações ocorridas nesse período, relatando experiências e resultados de um trabalho feito em equipe na busca por transformações em todos os sentidos. Essas transformações se deram tanto na convivência quanto no campo pedagógico, passamos de um convívio extremamente difícil entre os estudantes e as vezes até para com os professores, com episódios de pouco dialogo e muitas atitudes inadequadas para um ambiente acolhedor e de respeito ao outro, legitimando assim a democracia, fazendo da nossa escola um ambiente onde todos têm seus direitos respeitados. Percebeu-se no início desse período que, um dos maiores obstáculos para a aprendizagem estava diretamente relacionado a disciplina, os estudantes apresentavam dificuldades em reconhecer limites favorecendo o pouco interesse pelos estudos, esquecendo o verdadeiro objetivo de estarem na escola, depreciando a imagem do ambiente escolar. A partir do momento em que se iniciou um trabalho focado na disciplina e no respeito observou-se mudanças significativas, tanto no ambiente como na aprendizagem, os estudantes voltaram a se dedicar mais aos estudos e desde então nota-se que a evolução é constante. Nesse período a escola passou por grandes melhorias, isso também foi um fator determinante na mudança de atitudes pois ao oferecer uma escola de melhor qualidade, com mais alternativas para alcançar as aprendizagens e o reconhecimento do valor de cada membro da comunidade escolar houve em contrapartida um esforço coletivo para continuar a caminhada em busca de uma escola cada vez melhor.

Palavras-chave: Transformações. Comunidade Escolar. Democracia. Qualidade. Cultura de Paz. Pertencimento.

Culture of Peace: A Path in Search of Quality Education

Abstract: This experience report aims to describe the trajectory of CEF Jardim II from the current administration, demonstrating the changes that took place in this period, reporting experiences and results of teamwork in the search for changes in all senses. These transformations took place both in coexistence and in the pedagogical field, we went from an extremely difficult interaction between students and sometimes even with teachers, with episodes of little dialogue and many inappropriate attitudes for a welcoming environment and respect for the other, legitimizing thus democracy, making our school an environment where everyone has their rights respected. It was noticed at the beginning of this period that one of the biggest obstacles to learning was directly related to the discipline, the students had difficulties in recognizing limits, favoring the little interest in studies, forgetting the real objective of being at school, devaluing the image of the environment school. From the moment a work focused on the discipline and respect began, significant changes were observed, both in the environment and in learning, students returned to dedicate themselves more to their studies and since then it has been noticed that evolution is constant. During this period, the school underwent major improvements, which was also a determining factor in changing attitudes because by offering a better quality school, with more alternatives to achieve learning and the recognition of the value of each member of the school community, there was, in return, a collective effort to continue the journey in search of an even better school.

Keywords: Transformations. School Community. Democracy. Quality. Culture of Peace. Belonging.

 

Downloads

Publicado

2019-08-29