A disciplina de Direitos Humanos no Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) como constituidora de sujeito de direitos
Keywords:
Educação em Direitos Humanos, Ensino Médio, Tempo IntegralAbstract
O objetivo deste estudo é compreender a efetividade da disciplina de Direitos Humanos no Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) como instrumento da Educação na constituição de sujeito de direitos. Para tanto, aplicou-se avaliação diagnóstica escolar sobre Inclusão, do tipo questionário semiestruturado, em doze classes de estudantes do Ensino Médio em escola técnica de Taguatinga – DF, em 2019, em 100 alunos da disciplina de Direitos Humanos. A temática que envolve a pesquisa investiga a percepção da juventude acerca dos Direitos Humanos e dos temas que envolvem a formação de cidadãos ativos e participativos, especialmente, na experiência com a cultura para a paz nas escolas e na sociedade, em referência à diversidade, à pluralidade, à alteridade. Neste contexto, como referencial teórico de análise, utilizou-se o arcabouço da Teoria Crítica dos Direitos Humanos de Herrera Flores, Sanchez Rúbio, Sousa Santos, Lyra Filho, Sousa Jr., Nair Bicalho de Sousa, Carbonari, Hélio Gallardo e Paulo Freire; além da pesquisa documental acerca do Ensino Médio em Tempo Integral. A abordagem de pesquisa qualitativa interpretativa se utilizou dos dados quantitativos para compor o cenário de percepção do corpo discente. A partir dos expostos, a efetividade da disciplina de Direitos Humanos contribui para a ampliação da concepção de direitos da juventude no espaço escolar formal e no respeito aos pares (aluno-aluno e aluno-docente), gerando um ambiente favorável à tolerância. O estudo, no entanto, não obteve alcance epistemológico para analisar o desenvolvimento da realidade social dos alunos, objetivo material e imaterial da Educação em Direitos Humanos.
Palavras-chave: Educação em Direitos Humanos. Ensino Médio. Tempo Integral.
The subject of Human Rights in Full-Time High School (EMTI) as a constituent of the subject of rights
Abstract: The objective of this study is to understand the effectiveness of the Human Rights course in Full Time High School (EMTI) as an instrument of Education in the constitution of a subject with rights. For this purpose, a school diagnostic evaluation on Inclusion was applied, of the semi-structured questionnaire type, in twelve classes of high school students at a technical school in Taguatinga - DF, in 2019, in 100 students in the Human Rights discipline. The theme that involves the research investigates the perception of youth about Human Rights and the themes that involve the formation of active and participative citizens, especially in the experience with culture for peace in schools and society, in reference to diversity, to plurality, to otherness. In this context, the framework of the Critical Theory of Human Rights by Herrera Flores, Sanchez Rúbio, Sousa Santos, Lyra Filho, Sousa Jr., Nair Bicalho de Sousa, Carbonari, Hélio Gallardo and Paulo Freire was used as a theoretical framework for analysis; in addition to documentary research on Full-Time High School. The interpretive qualitative research approach used quantitative data to compose the perception scenario of the student body. Based on the above, the effectiveness of the Human Rights discipline contributes to the expansion of the concept of youth rights in the formal school space and respect for peers (student-student and student-professor), generating an environment favorable to tolerance. The study, however, did not obtain an epistemological reach to analyze the development of the students' social reality, a material and immaterial objective of Human Rights Education.
Keywords: Human Rights Education. High school. Full-time