Reflexões sobre a cultura de paz na escola
Keywords:
cultura de paz, escola, dignidade humana, meditaçãoAbstract
Inicialmente essa publicação seria um relato de experiência, mas a sua dimensão abarcou um meio termo entre artigo e relato de experiência, que pode fundar um diálogo elementar em termos de saúde mental e ambiente de trabalho, a partir das reflexões filosófico-meditativas. Sem necessariamente detalhar alguma forma de violência específica, porém, sem negar os efeitos delas no cotidiano da escola, procuro uma compreensão estrutural da dinâmica que envolve a escola e aponte práticas para uma cultura de paz. Muita coisa há que se considerar em termos de políticas públicas, de educação, de direitos humanos, de Estado para se falar de uma cultura de paz na escola, mas faço aqui algumas reflexões preliminares dos fundamentos dos direitos e dos direitos humanos. Intercalando experiências e leituras diversas apresento uma porta de diálogo e de implementação de uma cultura de paz. Assim como um agricultor que antes de plantar suas sementes procura preparar o solo, mapear as condições climáticas, as precariedades e virtudes do solo, também eu procuro compreender os contextos que desenham as dimensões que envolvem a escola.
Palavras-chave: Cultura de paz. Escola. Dignidade humana. Meditação.
Reflections on the culture of peace at school
Abstract: Initially, this publication would be an experience report, but its dimension encompassed a middle ground between an article and an experience report, which can found an elementary dialogue in terms of mental health and work environment, based on philosophical-meditative reflections. Without necessarily detailing any specific form of violence, however, without denying their effects on the daily life of the school, I seek a structural understanding of the dynamics that involve the school and point out practices for a culture of peace. There is a lot to consider in terms of public policies, education, human rights, the State in order to talk about a culture of peace at school, but here I make some preliminary reflections on the fundamentals of human rights and rights. Interspersing diverse experiences and readings, I present a door for dialogue and implementation of a culture of peace. Just like a farmer who, before planting his seeds, tries to prepare the soil, map the climatic conditions, the precariousness and virtues of the soil, I also try to understand the contexts that design the dimensions that involve the school.
Keywords: Culture of peace. School. Human dignity. Meditation.