Na escola regular se aprende inglês: Uma experiência com rap na escola pública
Keywords:
Práxis docente, Letramentos, Rap, DecolonialidadeAbstract
O presente relato de experiência descreve algumas ações desenvolvidas no ensino de língua inglesa em uma escola de ensino regular da rede pública do Distrito Federal onde atuei. O objetivo é discutir a importância de inserir os letramentos na sala de aula e sugerir este percurso para outros docentes de língua estrangeira porque “surgem novas formas de ser, de se comportar, de discursar, de se relacionar, de se informar, de aprender. Novos tempos, novas tecnologias, novos textos, novas linguagens‟ (ROJO; BARBOSA, 2015, p. 116). Desse modo, destaco a importância de dar aos estudantes voz ativa no processo de aprendizagem para que possam ser cada vez mais autônomos na construção de seus saberes, além de se sentirem responsáveis e parte integrante no desenvolvimento do processo educativo no contexto ao qual pertencem.
Palavras-Chave: Práxis docente. Letramentos. Rap. Decolonialidade.
In regular school you learn English: An experience with rap in public school
This experience report describes some actions developed in English language teaching in a public school in the Federal District where I worked. The objective is to discuss the importance of inserting literacy in the classroom and suggest this path to other foreign language teachers because “new ways of being, of behaving, of speaking, of relating, of informing, of learning emerge. New times, new technologies, new texts, new languages‟ (ROJO; BARBOSA, 2015, p. 116). Thus, I emphasize the importance of giving students an active voice in the learning process so that they can be increasingly autonomous in the construction of their knowledge, in addition to feeling responsible and an integral part in the development of the educational process in the context to which they belong.
Keywords: Teaching praxis. Literacy. Rap music. Decoloniality.