Professora, tem vaga na escola? Um olhar sobre a Educação nas prisões do Distrito Federal
Keywords:
Prisão, Educação, Direitos Humanos, LeituraAbstract
É fato que a prisão é uma esfera social pouco conhecida e pensar a Educação nesse ambiente parece, às vezes, improvável, dado o alto grau de violência que permeia esse cenário. Contudo, ela inegavelmente ocorre. Por isso, nesse artigo compreende-se a Educação como um direito humano e via importante para se pensar a ressocialização dos sujeitos em restrição de liberdade. Assim, a presente investigação centra-se na oferta da Educação nas prisões brasileiras e, em especial, no Distrito Federal. Nessa perspectiva, adentramos a cena educacional das prisões do Distrito Federal para entender melhor sua organização pedagógica e suas políticas públicas, à luz de teóricos importantes que trataram da questão do confinamento, como Michel Foucault, Erving Goffman e Alessandro Baratta, além das legislações que dão sustentação ao fomento dessa prática no ambiente prisional. Inclui-se, no final desse itinerário de pesquisa, uma discussão sobre a implementação do projeto de Remição de pena pela leitura nas prisões do DF, como extensão às práticas educativas.