Inovar, criar, experimentar, pesquisar e documentar a prática pedagógica: um caminho para o fortalecimento do trabalho docente

Authors

  • Lúcia Maria Ventura Maia Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF)
  • Helio José Santos Maia Faculdade de Educação, Departamento de Métodos e Técnicas da Universidade de Brasília (FE/MTC/UnB

Keywords:

Alfabetização, Prática pedagógica, Peça didática, Inclusão, Autoeficácia

Abstract

O trabalho apresenta relato de experiência em projeto de alfabetização de crianças do 1ºAno/9 do Ensino Fundamental de escola da Rede Pública do Distrito Federal, com criança em inclusão. Reflete a atuação de professor como pesquisador para a melhoria da sua prática pedagógica, pautando-se pelo referencial teórico do construto da auto-eficácia da Teoria Social Cognitiva de Albert Bandura, bem como a utilização de subsídios da técnica de peças didáticas de Bertolt Brecht, na construção de narrativas criadas pelos alunos, objetivando a elaboração de uma "rádionovela" como produto final, mostrando metodologia e o processo utilizado como veículo para a facilitação da alfabetização e outros ganhos de aprendizagem.

 

Author Biographies

Lúcia Maria Ventura Maia, Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF)

Professora da Secretaria de Educação do Distrito Federal, pedagoga, especialista em educação inclusiva e alfabetizadora.

Helio José Santos Maia, Faculdade de Educação, Departamento de Métodos e Técnicas da Universidade de Brasília (FE/MTC/UnB

Professor da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (PPGE/FE/UnB), mestre em Ensino de Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da UnB (PPGEC/UnB), licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Published

2018-04-18