Um olhar familiar sobre inclusão: percepções sobre a inclusão de um filho autista

Autores

  • Doricéia De Souza Dias Barreto SEEDF

Palavras-chave:

Inclusão Escolar, Transtorno do Espectro Autista, Família

Resumo

Este artigo é uma síntese do resultado da pesquisa de curso de formação continuada, realizada no ano de 2016 pelo Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais de Educação – EAPE/SEEDF. Remete a uma visão panorâmica sobre a inclusão escolar de estudantes com deficiência em escola regulares, tendo como estudo de caso, a experiência de um estudante com Transtorno do Espectro Autista/TEA. Aborda a avaliação da família sobre o retorno do filho para um Centro de Ensino Especial do Distrito Federal, após inclusão em uma escola regular, sem êxito. O texto sugere identificar e refletir sobre práticas pedagógicas da escola que temos hoje e a importância da participação da família no contexto escolar. Realizou-se uma pesquisa qualitativa, utilizando técnicas da análise documental e entrevista semiestruturada. O artigo ilustra as fragilidades no processo de inclusão escolar e caminhos que precisam ser consolidados para sanar falhas identificadas.

Biografia do Autor

Doricéia De Souza Dias Barreto, SEEDF

 EU, Doricéia de Souza Dias Barreto sou pós-graduada em Atendimento Educacional Especializado (2012), pela   Universidade   de Maringá – PR e Psicopedagogia (2004) pela Faculdade Apogeu - GO, graduada em Pedagogia pela Faculdade Integrada do Planalto Central de Goiás. Professora da Secretaria de Educação do Distrito Federal no CEE01 de Santa Maria.   

Atuo na SEEDF desde 1994 com experiência no Ensino Regular (anos iniciais e Ed. Infantil), Gestão escolar,   Equipe Especializada de Apoio à Aprendizagem, Itinerância,  Coordenação Intermediária da Ed. Especial ( CRE), Tutora da Ed. Inclusiva (EAPE); Professora (DI, DF, DMu, TGD/TEA), bem como Coordenação Pedagógica em CEE.

Downloads

Publicado

2018-03-27