Desenvolvimento humano e abordagem por competências: Contribuições da Psicologia Escolar à atuação do pedagogo do Serviço Especializado de Apoio à Aprendizagem - SEAA
Keywords:
Psicologia Escolar, Competências, Serviço Especializado de Apoio à Aprendizagem, Desenvolvimento HumanoAbstract
Este trabalho intenta pesquisar e elencar elementos que ajudem a perceber de que modo a Psicologia Escolar na perspectiva de desenvolvimento humano a partir da abordagem histórico-cultural e da abordagem por competência pode fundamentar e/ou potencializar o refinamento da atuação do pedagogo à atuação competente no Serviço Especializado de Apoio à Aprendizagem - SEAA. Para tanto, construiu-se uma linha argumentativa a partir de dois pontos da base de concepção da Psicologia Escolar defendido pelos professores-pesquisadores do Laboratório de Psicologia Escolar do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília – UnB. Conclui-se o trabalho reafirmando a relevância de tais bases teóricas como subsídios à formação e/ou assessoria ao trabalho específico do pedagogo.