Os jovens do Ensino Médio: a opção profissional pela docência
Keywords:
Escolha profissional, Profissão docente, Ensino MédioAbstract
O estudo, realizado sob a nossa coordenação e financiados pelo CNPq/ProIC/UnB visou compreender os motivos que levam os estudantes do Ensino Médio a optarem pela profissão docente. indagamos: O que leva o jovem do Ensino Médio a se interessar pela profissão docente? Quais os motivadores que despertam o interesse dos alunos do Ensino Médio pela profissão? A opinião da família influencia o jovem a optar pela profissão docente? A pesquisa foi fundamentada em autores que abordam temas como o papel social do Ensino Médio e sua formação para o trabalho, trabalho, juventude e docência. A metodologia, de cunho qualitativo, foi aplicada com jovens estudantes de duas escolas de Ensino Médio de uma região administrativa do DF. Através da análise dos dados foi possível perceber o grau de conhecimento sobre as diversas profissões, em especial a profissão docente, e a realidade em que se encontram estes estudantes quanto à orientação da família a esse respeito. Concluímos que, a docência ainda é alvo de preconceitos e receios, principalmente no que se refere a reconhecimento e prestígio social. É dominada pela preferência feminina e a maioria daqueles que se interessa pela profissão docente não recebe influência familiar. Ao contrário, quando existe, esta é, predominantemente negativa, carregada de preconceitos e falta de conhecimento. Se por um lado os pais seguem patrocinando aquele pensamento antigo de que o jovem deve escolher um curso de retorno financeiro rápido e reconhecimento social, a escola, por outro, motiva essa escolha, especialmente pela iniciativa individual de seus professores.