Os jovens do Ensino Médio: a opção profissional pela docência

Authors

  • Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto Dantas UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
  • Natália Soares de Albuquerque Almeida UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA - Curso de Pedagogia
  • Mariana de Paula Ferreira de Oliveira

Keywords:

Escolha profissional, Profissão docente, Ensino Médio

Abstract

O estudo, realizado sob a nossa coordenação e financiados pelo CNPq/ProIC/UnB visou compreender os motivos que levam os estudantes do Ensino Médio a optarem pela profissão docente. indagamos: O que leva o jovem do Ensino Médio a se interessar pela profissão docente? Quais os motivadores que despertam o interesse dos alunos do Ensino Médio pela profissão? A opinião da família influencia o jovem a optar pela profissão docente? A pesquisa foi fundamentada em autores que abordam temas como o papel social do Ensino Médio e sua formação para o trabalho, trabalho, juventude e docência. A metodologia, de cunho qualitativo, foi aplicada com jovens estudantes de duas escolas de Ensino Médio de uma região administrativa do DF. Através da análise dos dados foi possível perceber o grau de conhecimento sobre as diversas profissões, em especial a profissão docente, e a realidade em que se encontram estes estudantes quanto à orientação da família a esse respeito. Concluímos que, a docência ainda é alvo de preconceitos e receios, principalmente no que se refere a reconhecimento e prestígio social. É dominada pela preferência feminina e a maioria daqueles que se interessa pela profissão docente não recebe influência familiar. Ao contrário, quando existe, esta é, predominantemente negativa, carregada de preconceitos e falta de conhecimento. Se por um lado os pais seguem patrocinando aquele pensamento antigo de que o jovem deve escolher um curso de retorno financeiro rápido e reconhecimento social, a escola, por outro, motiva essa escolha, especialmente pela iniciativa individual de seus professores.

Author Biographies

Natália Soares de Albuquerque Almeida, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA - Curso de Pedagogia

Graduada em Pedagogia pela Universidade de Brasília. Membro do GEPPESP.

Mariana de Paula Ferreira de Oliveira

Graduada em Pedagogia pela Universidade de Brasília. Membro do GEPPESP. Professora do Colégio Sérius Brasília.

Published

2017-11-28