As histórias em quadrinhos enquanto mediador/facilitador do processo de aprendizagem em Biologia
Keywords:
Aprendizagem em Biologia, Ferramentas Didáticas, HQ'sAbstract
As histórias em quadrinhos (HQ’s) acompanham crianças e adolescentes ao longo das gerações. Vistas a princípio como fonte de entretenimento, essas mídias se mostraram uma excelente ferramenta para o processo de ensino-aprendizagem. O atual ensino de biologia tem sido baseado em algumas metodologias ultrapassadas e ineficazes que refletem em um baixo desempenho dos alunos. O objetivo do estudo foi demonstrar a eficácia das tirinhas e HQ’s como facilitador no processo de aprendizagem em biologia. Para isso foram aplicados 100 questionários de dois tipos acerca de um conteúdo já apresentado aos alunos (ciclos biogeoquímicos), um contendo questões formuladas de maneira tradicional e outro com tirinhas ou quadrinhos em seus enunciados. Posteriormente, foi realizada uma análise estatística para comparar se havia diferença significativa, considerando o número de acertos. Os resultados demonstraram que os alunos que responderam ao questionário com quadrinhos obtiveram um índice de acertos maior em relação aos que responderam ao questionário tradicional. O caráter elíptico das histórias em quadrinhos que, por terem uma grande quantidade de informações, obriga o leitor a refletir e imaginar o que está acontecendo na cena pode explicar esse fato. O número de erros em relação ao questionário tradicional, em especial nas discursivas, pode revelar que não houve aprendizagem significativa do conteúdo ou ainda uma dificuldade maior em responder questões elaboradas de forma tradicional, que não continham elementos visuais, revelando de forma pioneira, que existe uma relação positiva entre o uso dessa ferramenta didática para o ensino de biologia quando utilizada em questionários e provas.