Inteligência artificial e educação: criatividade na formação docente

Authors

Keywords:

Inteligência artificial, Criatividade, Formação docente

Abstract

ABSTRACT: This work seeks to critically analyze the perspectives of the use of Artificial Intelligence in the processes of creativity in teacher training in the school context of students of the 9th year of elementary education in two schools in the municipality of Novo Gama-GO, Brazil. This theme emerges mainly from the popularity of new generative artificial intelligence solutions such as ChatGPT, capable of writing texts that not only seem to have been written by a human being, but are capable of satisfactorily answering numerous types of questions. What opens the debate about its.

Author Biographies

Floraci Mariano de Carvalho, Universidade de Brasília

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás (2008) e Pós Graduada em Orientação e Gestão Escolar pela Faculdade de Ciência, Educação e Tecnologia do Norte do Brasil - FACETEN (2008) e Mestranda na Universidade de Brasília UnB. É professora efetiva da Secretaria Municipal de Novo Gama de Goiás desde (2005). Tem experiência na área de Educação em: Coordenação Escolar (2009), Gestão Escolar (2013), Supervisão Escolar (2014) pela Secretaria Municipal de Educação de Novo Gama - GO, Coordenadora Local de formação continuada pelo Pacto Nacional pela a Alfabetização na Idade Certa - PNAIC (2017/2018) pela Secretaria de Educação de Valparaíso de Goiás. Foi Diretora de Projetos e Programas Educacionais na Secretaria Municipal de Educação de Valparaíso de Goiás nos anos de 2016 a 2018. Foi Coordenadora Pedagógica de Acompanhamento dos professores do 5º ano pela Secretaria de Educação de Novo Gama e atualmente é Coordenadora de Formação Continuada. Além de ser formadora de cursos de formação continuada em serviço pela mesma Secretaria de Educação de Novo Gama Goiás. Também tem experiência em lecionar para o ensino superior como Tutora do Curso de Pedagogia no Programa da UEG em Rede - EAD no Polo de Novo Gama nos anos de 2019 a 2020, concluiu um semestre como aluna especial, cursando as disciplinas: Formação do trabalho Docente e Pensamento Pedagógico e Políticas da Educação no Programa de Pós-graduação stricto sensu Mestrado em Educação na Universidade Católica de Brasília em 2021. Possui vários cursos de Aperfeiçoamento nas áreas:; Alfabetização e Linguagem - Educação Inclusiva (180h); Educação Especial: Estimulação Precoce (180h); Introdução à LIBRAS (120h); Curso Básico I à Língua brasileira de Sinais (120h); Curso Intermediário II à Língua brasileira de Sinais(120h). Encontro de Formação Continuada de Educadores em Serviços, do 1º ao 5º anos do Ensino Fundamental (96h); Encontro de Formação Continuada de Educadores em Serviços, do 1º ao 5º anos do Ensino Fundamental (100h); Encontro de Formação Continuada de Educadores em Serviços, do 1º ao 5º anos do Ensino Fundamental (64h) Formação Continuada de Professores para o Ensino de Matemática nas séries iniciais do Ensino Fundamental, no âmbito do Projeto Pró - Letramento em Matemática da Rede Nacional de Formação Continuada de Professores (MEC/SEB/UFPA) (120h); Educação Infantil: Interações, Jogos e Descobertas (180h); A Alfabetização através do lúdico na Educação Infantil (60h); Educação Especial em todo contexto: História, Fundamentos e Inclusão Social (180h); Prova Brasil (8h); I Fórum de Alfabetização, Linguagem e Inclusão (8h); Discalculia, Disgrafia e Dislexia (40h); Avaliação do PNEE (40h); Numerização do PNEE (40h); Altas Habilidades (40h); Síndromes (40h); Deficiência Visual, Deficiência Mental e Deficiência Auditiva (40h); Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (40h); Inclusão dos Portadores de Necessidades Educacionais Especiais (40h); Estimulação Precoce (40h); Uma Proposta de Trabalho com os Temas Transversais: Drogas,Violência e Sexualidade (20h) 2006 . Atuou como palestrante no Seminário da Semana Pedagógica com abordagens para os seguintes temas: Avaliação e Planejamento Educacional em 2012 pela Secretaria Municipal de Educação do Novo Gama. Participou do I Fórum de Alfabetização, Linguagem e Inclusão (8h) 2011, da Palestra Prova Brasil (8h) 2011, da Oficina: "Desvendando a Prova Brasil" (4h) 2011. Participou da Conferência das Mulheres do Brasil em São Paulo (8h) (2014) e do 9º Fórum Estadual Ordinário Undime (16h) 2017. Formação continuada de professores pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC (100h), 2017/2018. Tutoria em Educação a Distância (90h) 2019. Legislação em Educação a Distância (25h) (2019). A BNCC na Educação Infantil (30h) (2019/2020). Formação Continuada para Coordenadores Pedagógicos (80) (2021). Metodologias ativas na Educação Física (12h) 2019/2020. Práticas Pedagógicas no Ensino Remoto (180h) (2021). Alfabetização e literacia (120h) 2021. (Texto informado pelo autor)

Daniel Oliveira dos Santos, Universidade de Brasília

Mestrando no curso de pós-graduação em Educação pela Universidade de Brasília, possui graduação em Administração pela Faculdade de Negócios e Tecnologia da Informação (concluída em 2008) e atualmente desempenha a função de analista de contratos e convênios na União Brasileira de Educação Católica (UBEC). Tem ampla experiência nas áreas de Administração, Educação e Controladoria. 

Marco Túlio da Silva Lima , Universidade de Brasília

Bacharel em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), especialista em Orientação a Objetos e Internet pelo Centro Universitário de Goiás Uni-Anhanguera, possui MBA em Marketing e Inteligência de Negócios Digitais pela Faculdade Getúlio Vargas (FGV) e é mestrando em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar pela Universidade de Brasília (UnB). É analista de desenvolvimento no Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO) desde outubro de 2005 e desempenha atualmente a função de Gestor de Produtos da linha de Privacidade e Segurança.

Lúcio Teles, Universidade de Brasília

Professor Titular, Faculdade de Educação Universidade de Brasília. Suas áreas de interesse são a aprendizagem colaborativa e a inteligência artificial na educação

Published

2023-11-30