Maker educacional: um elo entre o fazer pedagógico convencional e o uso de ferramentas digitais integradoras na educação técnica no Novo Ensino Médio

Authors

  • Marilia dos Santos Pinheiro Cátedra Unesco de Bioética-UMB
  • Sebastião Ivaldo Carneiro Portela CEMI - Gama
  • Delmira Lima CEMI - Gama

Keywords:

Cemi; Constructivist approaches, FabLabs, Active methodologies; Maker Space

Abstract

The use of constructionist approaches in makerspaces allows pedagogical efforts to converge towards the resolution of real problems present in the students' context. to the propaedeutics of the CEMI Gama institution, based on the FabLabs format. This pilot project used a technological tool capable of interacting with different areas and providing students with a proactive experience. An attempt was made to articulate entrepreneurship and innovation, adding value to formal education. The implementation of the project resulted in an improvement in learning and a functional site for storing products generated by the school community in this interactive space

Author Biographies

Sebastião Ivaldo Carneiro Portela, CEMI - Gama

Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade de Brasília (1995), mestrado em Ensino de Ciências na mesma universidade (2003) e doutorado em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2014). Atualmente é professor de Física em nível médio - Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal onde exerce a função de Vice-diretor do CEMI - Gama. É professor do Centro Universitário do Planalto Central Aparecido dos Santos (Uniceplac) nos cursos de Engenharia Civil, Engenharia de Software, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Sistemas de Informação e no curso de Tecnólogo em Radiologia. É membro dos NDE’s dos cursos de Sistemas de Informação, Engenharia Civil e Engenharia de Software. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Ensino de Física, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de ciências, história da ciência e formação da cultura científica. Atualmente o interesse formativo inclui as avaliações internas e externas, STEM e os processos gerenciais das instituições de ensino.

Delmira Lima, CEMI - Gama

Mestre em Engenharia Biomédica pela FGA/UnB (2018), Especialista em Docência do Ensino Superior e Psicopedagogia Institucional e Clínica com ênfase no ensino especial (2010), Licenciatura em Computação pela Unibrasília (2006). Atualmente atua como Docente no Centro Universitário do Centro-Oeste - UNIDESC nos cursos de Sistema de Informação/ Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Software e no Centro de Ensino Médio Integrado - CEMI em disciplinas na área técnica de Informática. Experiência em laboratório de informática e Iniciação Científica.

Published

2023-03-28