Reconexão com o projeto de vida: caminho para o bem-estar docente

Autores

  • Alessandra Gmaf Teixeira Fidelis SEE-DF
  • Tamar Rabelo Castro

Palavras-chave:

Bem-estar Subjetivo, Bem-estar psicológico, Qualidade de Vida, Formação Continuada, Projeto de Vida, Profissionais da Educação

Resumo

Este artigo tem o objetivo de apresentar a percepção subjetiva do impacto do percurso Bem-Estar e Qualidade de Vida - Projeto de Vida na trajetória dos profissionais da educação nos campos pessoal, profissional e na compreensão do próprio projeto de vida.  Esta pesquisa é longitudinal e tem como foco os resultados que mostram a ampliação da percepção de bem-estar dos participantes da formação continuada, em 2021, na Subsecretaria de Formação Continuada - EAPE.  Foram submetidos aos cursistas dois formulários: o primeiro logo após o término do curso em junho de 2021 e o segundo um ano após sua conclusão, envolvendo os mesmos participantes, neste trabalho realiza-se a análise comparativa do resultado de ambos. Buscou-se identificar se o curso foi capaz de gerar ampliação de bem-estar a partir da consolidação dos construtos preditores de bem-estar: autoaceitação, relacionamento positivo, autonomia, domínio do ambiente, propósito com a vida, crescimento profissional, emoções positivas, engajamento, sentido e realização, fundamentos das teorias do bem-estar psicológico e da teoria do Bem-Estar na Psicologia Positiva. Comprovou-se que a percepção de bem-estar se apresentou de forma consistente e duradoura nas respostas dos participantes. Constatou-se, também, que a hipótese foi validada com resultados positivos em todos os dados das amostras, considerando-se que esta é uma das ações bem sucedidas da Política de Qualidade Vida no Ambiente de Trabalho e dos Servidores Aposentados - PQVT/SEEDF.

 

 

 

 

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Publicado

2022-11-30