Mãos unidas costuram a paz: reflexões sobre a qualidade de vida no trabalho dos profissionais da educação

Autores

  • Danielle Daiane Reis Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal - SEEDF
  • Clemência Rodrigues da Silva Santos Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal - SEEDF

Palavras-chave:

Qualidade de vida no trabalho, Profissionais da educação, Identidade profissional

Resumo

Este trabalho aborda alguns contributos para reflexão da Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) dos profissionais da educação. Apresentamos um relato de experiência, em uma instituição da rede pública de ensino do Distrito Federal, como possibilidade de acolhimento e valorização de todos os funcionários e demais atores da comunidade escolar. A motivação para escrita surgiu após vivências em rodas de conversa durante a realização do curso “Bem-Estar e Qualidade de Vida: (Re)construindo a imagem pessoal e profissional‟, ofertado pela Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (EAPE). Nosso objetivo é compartilhar sobre a promoção de uma educação que envolva aspectos que permitam qualidade de vida nas relações estabelecidas no cotidiano. Como profissionais da educação é essencial a busca por uma educação que perceba a importância de cada segmento, no construto das vivências tendo respeito à valorização da vida.

Biografia do Autor

Danielle Daiane Reis, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal - SEEDF

Danielle Daiane Reis. Mestra em Educação, Universidade de Brasília - UnB. Especialização em Docência da Educação Infantil, Universidade de Brasília – UnB. Graduação em Pedagogia, Universidade de Brasília – UnB. Professora de Atividades, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal – SEEDF. Atua na Educação Infantil e nas séries iniciais do Ensino Fundamental.

Clemência Rodrigues da Silva Santos, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal - SEEDF

Graduada em Pedagogia com Habilitação em Orientação Educacional pelo Instituto Cientifico de Ensino Superior e Pesquisa ICESP – Distrito Federal, Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Católica   de Brasília-UCB, Pós-Graduada em Docência no Ensino Superior Faculdade Intervale. Atualmente Pedagoga Orientadora Educacional na Secretaria de Educação do Distrito Federal no Centro de Educação infantil Núcleo Bandeirante Distrito Federal.

Downloads

Publicado

2022-11-30