Diversidade de sujeitos, possibilidades da polifonia e formação de professores/as em/para relações étnico-raciais: subvertendo o perigo da história única
Keywords:
formação continuada, relações étnico-raciais, EAPE, escola, racismoAbstract
O objetivo desse artigo é refletir sobre os efeitos da formação continuada promovida pela Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (EAPE) no ano de 2019, por meio do curso “Repensando as relações étnico-raciais na escola‟ na reconfiguração das práticas pedagógicas das/os cursistas das escolas públicas do Distrito Federal. Para tal, pautei-me numa abordagem sustentada em autoras/es que estudam a temática das relações étnico-raciais, fiz uma pesquisa bibliográfica nos materiais arquivados produzidos ao longo do curso e realizei ainda entrevistas com ex-cursistas. Argumento que a formação continuada apresenta-se como elemento importante na ressignificação das práticas, planejamento e saberes docentes, além de atuar efetivamente nos modos através dos quais as/os cursistas percebem e se posicionam no mundo.