A experiência do diálogo em uma classe especial na pandemia da Covid-19

Autores

  • Rita de Cássia Almeida Rezende SEEDF

Palavras-chave:

Diálogo, Covid-19, Inclusão, Pedagogia Dialógica

Resumo

A educação especial possui sua dinâmica própria devido às suas exigências pedagógicas e de adaptações de pequeno e/ou de grande porte para o atendimento aos alunos. São desafios diários que se avolumaram diante da epidemia da COVID-19, que chegou ao Brasil em meados de fevereiro de 2020 e impôs a suspensão das aulas presenciais de modo geral e que fossem, posteriormente, retomadas pelos meios virtuais. Diante dos obstáculos já existentes na educação especial, a dificuldade de acesso à tecnologia, bem como as dificuldades inerentes a cada deficiência tornaram as aulas virtuais quase impossíveis. Contudo, por meio de replanejamento, experiências positivas adquiridas nas aulas presenciais, pela pedagogia do diálogo e pela interação professor-aluno, uma professora com experiência de mais de 20 anos em classe especial, conseguiu resultados positivos para o aprendizado de seus alunos. Ela, em sua prática pedagógica, elege o diálogo como mola propulsora para o aprendizado e delineia como percurso pedagógico a pedagogia dialógica como possível caminho para alcançar alunos com deficiência e contribuir com sua formação plena levando em consideração seu meio ontológico para desenvolver o epistemológico. Este trabalho, por meio do estudo de caso, tem como objetivo explanar sobre a construção de uma prática pedagógica e mostrar que é possível, por meio do diálogo, desenvolver o aprendizado dos alunos e contribuir com sua formação como pessoa. O trabalho pretende mostrar, também, que a interação do professor pode trazer vantagens para processo pedagógico sendo ele presencial ou virtual.

Palavras-chave: Diálogo; Covid-19, Inclusão; Pedagogia Dialógica.

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Publicado

2022-11-30