O que as crianças camponesas têm a dizer?
Keywords:
Criança sertaneja, Educação, Pesquisa com criançasAbstract
Esta resenha tem por objetivo apresentar a obra “Ser Criança Camponesa no Cerrado‟, publicada em 2021, pela editora CRV. No decorrer de 194 páginas, a autora Jaciara Leite sistematiza e analisa informações relevantes para a compreensão histórica, política, social e cultural da Comunidade do Sertão, situada em Alto Paraíso-GO. Fazendo aproximações sobre os sentidos e significados da educação do campo e da infância para as crianças dessa comunidade, o livro representa ainda o fazer teórico, reflexivo e interdisciplinar sobre uma realidade pouco apresentada nas produções acadêmicas. O percurso metodológico orientou-se pelo materialismo histórico-dialético com análises tecidas com base nas categorias de contradição, historicidade e totalidade, articulando-se com os aportes teóricos da Educação do Campo, da Sociologia da Infância e dos Estudos do Corpo. Tornando-se único por ter sido construído com a escuta das vozes de crianças camponesas, que se apropriam e ressignificam a todo tempo o ambiente em que se encontram, o livro revela a urgência em vencer a invisibilidade dessas crianças, tanto nas produções acadêmicas como nas políticas de educação pública do campo. Constitui-se leitura indispensável para todos que estudam a infância, corpo e educação.
What children from the countryside have to say?
Abstract: This review aims to present the work “Ser Criança Camponesa no Cerrado‟, published in 2021, by publishing house CRV. Over 194 pages, the author Jaciara Leite systematizes and analyzes information relevant to the historical, political, social and cultural understanding of the Sertão Community, located in Alto Paraíso, in the state of Goiás. Making approximations about the senses and meanings of rural education and childhood for the children of this community, the book also represents the theoretical, reflective and interdisciplinary work about a reality rarely presented in academic productions. The methodological course was guided by the historical-dialectical materialism with analyzes based on the categories of contradiction, historicity and totality, articulating with the theoretical contributions of Rural Education, Sociology of Childhood and Studies of the body. This work is unique because it was built by listening to the voices of peasant children, who appropriate and resignify the environment in which they find themselves at all times, the book reveals the urgency of overcoming the invisibility of these children, both in academic productions and in public education policies in the field. It is essential reading for all who study childhood, the body and education.
Keywords: Countryside children. Education. Research with children.