Pensar os livros didáticos de geografia na perspectiva da Educação do Campo
Abstract
A partir de 1990, o movimento de Educação do Campo colocou em pauta o debate sobre a educação que se fazia no campo brasileiro. Assim, os instrumentos didáticos para o ensino no campo também passam a ser abarcados e o livro didático passou a fazer parte das políticas por uma educação do campo por meio do PNLD-Campo. Nesse contexto, este artigo apresenta as análises sobre os conteúdos contidos na coleção de livros didáticos de Geografia Expedições Geográficas e Geografia Homem & Espaço, voltadas para o ensino fundamental II em Geografia, observando se elas permitem pensar o território em sua totalidade, abrindo possibilidades para valorizar a identidade territorial camponesa. Para tanto, partiu-se da pesquisa bibliográfica e da documental. Concluiu-se que as coleções analisadas vêm concorrendo para uma não valorização da identidade territorial camponesa, sendo necessárias as teorias da educação do campo na desconstrução teórica dessas coleções para a busca da valorização do campo como espaço das múltiplas dimensões da vida.
Palavras-chave: Livro didático. Identidade Territorial Camponesa. Geografia.
Thinking geography textbooks from the perspective of field education
Abstract: Since 1990, the Field Education movement put on the agenda the debate about the education that took place in the Brazilian countryside. Thus, the didactic instruments for teaching in the countryside are also covered and the textbook became part of the policies for rural education through the PNLD-Campo. In this context, this article presents the analyzes of the contents contained in the collection of Geography textbooks Geographic Expeditions and Geografia Homem & Espaço, aimed at elementary education II in Geography, observing whether they allow us to think about the territory in its entirety, opening possibilities for value peasant territorial identity. For that, we started with bibliographic and documental research. It was concluded that the analyzed collections have been contributing to a non-valuation of the peasant territorial identity, being necessary the theories of rural education in the theoretical deconstruction of these collections in order to search for the valorization of the countryside as a space of multiple dimensions of life.
Keywords: Textbook. Peasant Territorial Identity. Geography.