A atribuição do orientador educacional e o impacto pandêmico da Covid-19 no atendimento aos estudantes da educação básica

Authors

  • Katiane Carvalho Lima Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)

Keywords:

Orientação Educacional, Desafios, Tecnologias, Práticas Pedagógicas

Abstract

O orientador educacional configura-se como um agente importante para o processo de ensino-aprendizagem do aluno, além de contribuir para a mediação de conflitos dentro do ambiente escolar. Este trabalho tem como objetivo apresentar um mapeamento do surgimento e da presença do orientador educacional, com dados históricos no mundo, no Brasil e no Distrito Federal, além de uma pesquisa e a discussão crítica sobre a especificidade do trabalho do orientador educacional. Nesse sentido, busca-se expor os desafios do atendimento aos estudantes, à família e comunidade escolar diante do cenário pandêmico da Covid-19, como as dificuldades com as tecnologias e sugerir melhorias para um trabalho de excelência, através de uma pesquisa qualitativa com profissionais da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal.

Palavras-chaves: Orientação educacional. Desafios. Tecnologias. Práticas pedagógicas. 

The assignment of the educational advisor and the pandemic impact of Covid-19 in the service of basic education students

Abstract: The educational advisor is an important agent for the student’s teaching-learning process, in addition to contributing to the mediation of conflicts within the school environment. This work aims to present a mapping of the emergence and presence of the educational advisor, with historical data in the world, in Brazil and in the Federal District, in addition to a research and critical discussion about the specificity of the educational advisor’s work. In this sense, we seek to expose the challenges of service to students, family and school community in the face of the Covid- 19 pandemic scenario, such as difficulties with technologies and suggest improvements for a work of excellence, through qualitative research with professionals from the State Department of Education of the Federal District.

Keywords: Educational guidance. Challenges. Technologies. Pedagogical practices.

Published

2022-05-31