Educação em Direitos Humanos no contexto da implementação do Novo Ensino Médio
Keywords:
Educação; Novo Ensino Médio; Direitos Humanos.Abstract
O presente estudo qualitativo tem em seu escopo a discussão sobre a implementação do Novo Ensino Médio no Distrito Federal e a relação com a Educação em Direitos Humanos. Visando compreender melhor a articulação entre educação em Direitos Humanos e a implementação do currículo do Novo Ensino Médio, o artigo visa responder a seguinte pergunta: Quais são as possibilidades de efetivação de uma Educação em Direitos Humanos no contexto da implementação do Novo Ensino Médio? Para solucionar a questão e ampliar o debate sobre a discussão, foram utilizados como aportes teóricos Tedesco, Tardif e Foucault, entre outros pensadores que contribuíram significativamente para a temática, além das análises de legislação e proposta empírica. Trata-se de uma análise documental, pois orienta-se pelos seguintes documentos normativos: Base Nacional Comum Curricular, Currículo em Movimento do Novo Ensino Médio da Secretaria de Educação do Distrito Federal, entre outros. Empírica pois procura respostas a partir de relatos de professores atuantes em uma das escolas piloto de implementação do Novo Ensino Médio do Distrito Federal.
Palavras-chave: Educação. Novo Ensino Médio. Direitos Humanos.
Human Rights Education in the context of the implementation of New High School
Abastract: This qualitative study has in its scope the discussion on the implementation of New High School in the Federal District and the relationship with Education in Human Rights. Aiming to better understand the articulation between Human Rights education and the implementation of the New High School curriculum, the article aims to answer the following question: What are the possibilities of implementing Human Rights Education in the context of the implementation of the New High School? To resolve the issue and broaden the debate on the discussion, Tedesco, Tardif and Foucault were used as theoretical contributions, among other thinkers who significantly contributed to the theme, in addition to the analysis of legislation and empirical proposal. This is a documental analysis, as it is guided by the following normative documents: Common National Curriculum Base, Curriculum in Movement of New High School of the Federal District Education Department, among others. Empirical because it seeks answers from reports of teachers working in one of the pilot schools for the implementation of the New High School in the Federal District.
Keywords: Education. New High School. Human rights.