Reforma do Ensino Médio no Distrito Federal: notas de pesquisa do Observatório da Educação e do Ensino Médio da UnB
Keywords:
Reforma do Ensino Médio, Ensino Remoto Emergencial, Educação Pública, Distrito FederalAbstract
O artigo tem o objetivo de apresentar reflexões realizadas pelo Grupo de Pesquisa “Observatório da Educação e do Ensino Médio no Distrito Federal‟ da Universidade de Brasília sobre aspectos da implementação do Novo Ensino Médio no país e no Distrito Federal. Em um nível mais amplo, serão discutidas questões curriculares e políticas da Lei nº 13.415/2017 e suas implicações no processo de escolarização da juventude brasileira. No âmbito do DF, são analisados dados de uma pesquisa sobre a percepção dos estudantes quanto à implementação do Novo Ensino Médio e suas condições de estudo no contexto do ensino remoto. Os dados foram coletados por meio de questionário aplicado pela internet, via Formulários Google, entre julho e agosto de 2020, período em que houve a implementação do Ensino Remoto Emergencial devido à pandemia covid-19. A amostra da pesquisa foi de 237 estudantes do primeiro ano do Ensino Médio, regularmente matriculados em quatro escolas-piloto. Os resultados indicam que, de forma geral, os estudantes entrevistados sentem-se bem informados sobre o formato do Novo Ensino Médio; acreditam estar sendo prejudicados pelo ensino remoto, por não terem um local apropriado de estudo em casa e por não disporem de equipamentos eletrônicos e internet suficiente para acompanharem as atividades escolares.
Palavras-chave: Reforma do Ensino Médio. Ensino Remoto Emergencial. Educação pública. Distrito Federal.
Reform of Secondary Education in the Federal District: research notes from the Education and Secondary Education Observatory of UnB
Abstract: The article aims to present reflections carried out by the Research Group “Observatory of Education and High School in the Federal District‟ of the University of Brasília on aspects of the implementation of New High School in the country and in the Federal District. At a broader level, curricular and policy issues of Law No. 13.415/2017 and its implications for the education process of Brazilian youth will be discussed. Within the DF, data from a survey on the perception of students regarding the implementation of the New High School and their study conditions in the context of remote education are analyzed. Data were collected through a questionnaire applied over the internet, via Google Forms, between July and August 2020, a period in which Emergency Remote Teaching was implemented due to the covid-19 pandemic. The research sample consisted of 237 first-year high school students, regularly enrolled in four pilot schools. The results indicate that, in general, the interviewed students feel well informed about the New High School format; they believe they are being harmed by remote learning, because they do not have an appropriate place to study at home and because they do not have sufficient electronic equipment and internet to monitor school activities.
Keywords: High School Reform. Emergency Remote Learning. Public education. Federal District.