O percurso inicial de implementação do Novo Ensino Médio na rede pública de ensino do Distrito Federal
Keywords:
Novo Ensino Médio, Organização Escolar, CurrículoAbstract
O ensino médio, última etapa da educação básica, está sendo estruturado para atender a uma nova realidade da sociedade brasileira, contudo, o formato em que a legislação do país implementou essa política pública demanda reflexões. A preparação das estruturas físicas das unidades escolares, o diálogo diretamente com os envolvidos (docentes e estudantes), e, sobretudo, a formação docente são requisitos que precisam ser acompanhados nesse novo formato de oferta educacional. Assim, o texto objetiva refletir sobre o Novo Ensino Médio que está sendo implementado na rede pública de ensino do Distrito Federal, política pública é legitimada pela Lei nº 13.415/2017, que reformula o Ensino Médio. Assim, a partir da promulgação do Plano Nacional de Educação – PNE (2014), das alterações da Lei de Diretrizes e Bases – LDB/1996, das Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio – DCNEM (2018), bem como a publicação da Base Nacional Comum Curricular – BNCC – para o Ensino Médio e os Referenciais para Elaboração dos Itinerários Formativos, as secretarias de educação passam a se organizar para implementação do Novo Ensino Médio. Mesmo com os aspectos legais, compreende-se que esse processo deve ser implementado com cautela, uma vez que a legislação é base dessa política pública, porém, as leis não a sustentam por si só.
Palavras-chave: Novo Ensino Médio. Organização Escolar. Currículo.
The initial path of implementation of the New High school in the public education network of the Federal District
Abstract: High school, the last stage of basic education, is being structured to meet a new reality of Brazilian society, however, the format in which the legislation of Brazil implemented this public policy demands reflections. The preparation of the physical structures of the schools, the dialogue directly with those involved (teachers and students), and, above all, the teacher training are requirements that need to be monitored in this new format of educational offer. Thus, the text aims to reflect on the New High School that is being implemented in the public school system of the Federal District, public policy is legitimized by Law nº 13.415 / 2017, which reformulates High School. Thus, from the promulgation of the Plano Nacional de Educação – PNE (2014), the changes to the Lei de Diretizes e Bases - LDB (1996), the Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio - DCNEM (2018), as well as the publication of the Base Nacional Comum Curricular – BNCC – for High School and the References for Elaboration of the Formative Itineraries, the education departments start to organize themselves for the implementation of the New High School. Even with the legal aspects, it is understood that this process must be implemented with caution, since the legislation is the basis of this public policy, however, as laws do not support it alone.
Keywords: New High School. School Organization. Curriculum.