Desafios e possibilidades: avaliação numa perspectiva inclusiva

Authors

  • Edilene Nunes Pereira SEDF
  • Adriana Souza Santos Vaz

Keywords:

avaliação, estudante TEA, aulas remotas e trabalho pedagógico.

Abstract

Este trabalho tem como objetivo compartilhar o relato de experiência do trabalho de uma professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF), que atua no primeiro ano do ensino fundamental, em uma turma de integração inversa com 17 estudantes e um diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA), buscando descrever as práticas de ensino e métodos de avaliação no contexto das aulas remotas, com ênfase no processo de inclusão, nas barreiras e no progresso alcançado. Com base no laudo e relatório psicológico, anamnese com a família e observação nas aulas presenciais, foi possível fazer os planejamentos e adaptações de currículo, tempo e de estratégias.  Avaliação numa perspectiva inclusiva está centrada na aprendizagem do sujeito, é a avaliação que fundamenta, organiza e reorganiza o trabalho pedagógico. Trata-se do olhar individualizado para o sujeito que está no contexto escolar.   

Palavras-chave: Avaliação. Estudante TEA. Aulas remotas. Trabalho pedagógico.

Challenges and possibilities: evaluation from an inclusive perspective

Abstract: This paper aims to share the experience report of the work of a teacher from the State Department of Education of the Federal District (SEEDF), who works in the first year of elementary school, in an inverse integration class with 17 students and one diagnosed with Autistic Spectrum Disorder (ASD), seeking to describe teaching practices and assessment methods in the context of remote classes, with an emphasis on the inclusion process, barriers and progress achieved. Based on the psychological report and report, anamnesis with the family and observation in the classroom, it was possible to plan and adapt the curriculum, time and strategies. Assessment from an inclusive perspective is centered on the subject's learning, it is the assessment that supports, organizes and reorganizes the pedagogical work. It is about the individualized look at the subject who is in the school context.

Keywords: Evaluation. TEA student. Remote classes. Pedagogical work.

Published

2021-04-13