(Re) pensando a educação antirracista a partir de um livro didático

Authors

  • Jardel Delgado Marques Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Abstract

Para essa discussão, cuja temática é a educação antirracista, analiso um livro didático de Língua Portuguesa adotado pela rede municipal de educação de Valença/RJ, onde cito algumas atividades (referenciando as páginas no livro) utilizando como base teórica alguns autores estudiosos do tema. Neste artigo apresento exemplos factíveis para sala de aula em questão, refletindo sobre a linguagem interdita presente no livro analisado cujo teor demonstra aspectos que podem contribuir direta ou indiretamente para a reprodução de ideias historicamente constituída de hegemonia branca. O artigo faz reflexões que buscam oferecer o tracejo de estratégias educacionais relacionadas com as experiências das/dos alunas/alunos do contexto escolar em que atuei no ano de 2019. Assim, propõe-se um diálogo com pensadores da temática antirracista no campo educacional e outros autores que estudam os livros didáticos e os programas de sua seleção prévia-, a fim de embasar as considerações acerca da promoção de uma educação antirracista, fornecendo poderosos subsídios para romper com paradigmas ditados sob a égide eurocentral, patriarcal e elitista. Longe de trazer uma narrativa que vitimize a população negra, ainda são apresentadas algumas críticas acerca do referido material didático, sugerindo alternativas reflexivas e problematizadoras sobre sua utilização de forma mais inclusiva e plural. O livro não deve ser protagonista da sala de aula, nem servir a interesses hegemônicos, mas precisa ser problematizado.

Palavras-chave: Educação antirracista. Livro didático. Práxis pedagógica.

Published

2021-04-14