Da Geografia Física à Geografia Socioambiental: o caso da revisitação curricular no Ensino Médio do Distrito Federal

Autores

  • Gilvan Charles Cerqueira de Araújo Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal
  • Eric Carneiro dos Santos Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal
  • Alessandra Batista de Oliveira Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal
  • Vivina Amorim Sousa Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal
  • Richard James Lopes de Abreu Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Palavras-chave:

Currículo, BNCC, Ensino Médio, Geografia, Ciências Humanas e Socais Apliacadas

Resumo

Este artigo tem por objetivo tratar da Geografia Socioambiental no Novo Currículo do Ensino Médio a partir das bases teórico-metodológicas da Geografia Física. A metodologia utilizada para realização das reflexões apresentadas partiu de revisão bibliográfica e das experiências adquiridas na construção da nova edição do Currículo do Ensino Médio da rede pública de ensino do Distrito Federal, por meio do programa federal Pró BNCC. Questões atinentes à interdisciplinaridade, dialogia e aproximação entre diferentes componentes curriculares no âmbito das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e a elaboração de objetivos de aprendizagem e escolha de conteúdos para novas perspectivas didático-pedagógicas são alguns dos resultados alcançados ao final das discussões, práticas e metodologias presentes neste trabalho.

Palavras-chave: Currículo. BNCC. Ensino Médio. Geografia. Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.

From Physical Geography to Socioenvironmental Geography: the case of curriculum revisit in High School in the Federal District

Abstract: This article aims to deal with Socioenvironmental Geography in the New Curriculum of High School from the theoretical-methodological bases of Physical Geography. The methodology used to carry out the reflections presented was based on a bibliographical review and the experiences acquired in the construction of the new edition of the High School Curriculum for the public school system in the Federal District, through the federal program Pró BNCC. Issues relating to interdisciplinarity, dialogue and approximation between different curricular components in the scope of Applied Human and Social Sciences and the development of learning objectives and choice of content for new didactic-pedagogical perspectives are some of the results achieved at the end of the discussions, practices and methodologies present in this work.

Keywords: Resume. BNCC. High school. Geography. Applied Human and Social Sciences.

Biografia do Autor

Eric Carneiro dos Santos, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Graduado em Ciências Sociais (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade de Brasília (2002). Habilitado na área de Antropologia, com experiência em Antropologia Urbana. Foi bolsista do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares da Universidade de Brasilia NEPEM / CEAM / UnB, pesquisando as temáticas Violência, Gênero e Segurança Pública. É licenciado em Ciências Sociais e professor de Sociologia na Secretaria de Estado de Educação do Governo do Distrito Federa desde 2001. Atua no acompanhamento e na gestão pedagógica do Ensino Médio, nas políticas públicas educacionais para a juventude e adultos.

Alessandra Batista de Oliveira, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Mestre em Educação pela Universidade de Brasília. Possui graduação em Geografia pelo Centro Universitário de Brasília (1995). É professora do Ensino Médio - Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal/SEEDF. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia. Atua como Coordenadora Pedagógica e foi Orientadora de Estudos do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio - PNEM/DF em 2014. Participa do grupo de pesquisa GEPFAPe - Grupo de Estudo e Pesquisas sobre Formação e Atuação de Professores/Pedagogos. Atualmente, doutoranda do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, na linha de pesquisa em Profissão Docente, Currículo e Avaliação - PDCA, sob orientação da Profª. Dra. Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da Silva. 

Vivina Amorim Sousa, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Doutorado em História Contemporânea pelo Departamento de História e de Estudos Políticos e Internacionais (DHEPI), da Universidade do Porto - 2012 (Bolsista da FCT), revalidado pela Universidade de Brasília (UnB) em 2013; Mestrado em História Contemporânea pelo Departamento de História e de Estudos Políticos e Internacionais (DHEPI), da Universidade do Porto - 2004 (Bolsista da FCT), revalidado pela Universidade de Brasília (UnB) em 2013; Licenciada em História (1997) pelo Centro Universitário de Brasília - UNICEUB. Atualmente é Professora na Faculdade de História do UniPROJEÇÃO; Formadora da Escola de Formação de Professores - EAPE da SEEDF. Integra o Banco Nacional de Avaliadores do Sinaes (BASis), exercendo a função de avaliador ad hoc do INEP/MEC. Redatora do Currículo da SEEDF do novo Ensino Médio - Bolsista ProBNCC.

Richard James Lopes de Abreu, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Professor da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF), atualmente como Coordenador Pedagógico Central na Diretoria de Ensino Médio da Subsecretaria de Educação Básica da SEEDF. Formado em História, com especialização em Metodologia do Ensino de História.

Downloads

Publicado

2021-06-01