Trabalho e projeto de vida: Competência para a quarta Revolução Industrial

  • Klever Corrente Silva Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal
  • Olgamir Francisco de Carvalho Universidade de Brasília

Resumo

O mundo, nos últimos anos, vivencia transformações profundas que emergem da Quarta Revolução Industrial. Iniciada no século XXI e baseada na revolução digital, a Revolução em questão é caracterizada pelo desenvolvimento de tecnologias digitais mais sofisticadas e integradas. As mudanças disruptivas, que tais tecnologias trazem para o mundo do trabalho, reconfiguram as ocupações e as competências dos indivíduos. Nesse contexto, é necessário que as pessoas estejam preparadas e tenham compatibilidade entre suas competências e as necessidades do novo paradigma, portanto, o propósito educacional emergente é preparar os indivíduos para o futuro incerto e que demanda flexibilidade. Diante disso, objetivo deste artigo é entender a competência de compreensão do mundo do trabalho e de realização de escolhas alinhadas ao projeto de vida levando em consideração o contexto da Quarta Revolução Industrial. Como metodologia, utilizou-se da revisão teórica e da pesquisa documental para atingir os objetivos propostos por esta investigação. Evidenciou-se as características da Quarta Revolução Industrial, a relação dialética entre a educação e o trabalho e a importância do trabalho com Projeto de Vida nessa conjuntura. Constata-se que o desenvolvimento da competência “Trabalho e Projeto de Vida” no ambiente educacional é capaz de habilitar os alunos a avaliarem e enfrentarem a escolhas e decisões compatíveis com o seu projeto de vida.

Publicado
Nov 19, 2019
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SILVA, Klever Corrente; CARVALHO, Olgamir Francisco de. Trabalho e projeto de vida: Competência para a quarta Revolução Industrial. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, [S.l.], v. 6, n. 4, p. 10-17, nov. 2019. ISSN 2359-2494. Disponível em: <http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/738>. Acesso em: 23 jan. 2020.