Por que a educação deve se interessar pela compreensão humana: Uma habilidade para o século XXI proposta pelo paradigma da complexidade

  • Adriane Lorenzon Multiversidad Mundo Real Edgar Morin

Resumo

Este artigo de reflexão objetiva analisar as aprendizagens que o desenvolvimento da compreensão humana requer e examina por que deveria ser uma área de interesse nos contextos educativos. Elaborado como pesquisa documental, o texto incorporou em seu marco analítico Edgar Morin, autor que aborda, desde a década de 1990, a compreensão humana em perspectiva complexa – do latim, complexus quer dizer o que está tecido bem junto. A análise indica que entre as principais aprendizagens que favorecem o desenvolvimento e exercício da compreensão humana estão a reforma do pensamento, o autoconhecimento, o reconhecimento da condição humana, a empatia e a comunicação dialógica.


Palavras-chave: Compreensão Humana. Complexidade. Educação. Reforma do Pensamento. Dialogicidade.


 


Resumen: Este artículo de reflexión tiene por objetivo analizar los aprendizajes que requiere el desarrollo de la comprensión humana y discutir por qué debería ser un área de interés en los entornos educativos. Elaborado como una investigación documental, el texto ha incorporado en su marco analítico a Edgar Morin, autor que trata desde la década de 1990 de la comprensión humana en perspectiva compleja – del latín, complexus significa lo que está tejido bien junto. El análisis apunta que entre los principales aprendizajes que favorecen el desarrollo y ejercicio de la comprensión humana están la reforma del pensamiento, el autoconocimiento, el reconocimiento de la condición humana, la empatía, y la comunicación dialógica.


Palabras clave: Comprensión Humana. Complejidad. Educación. Reforma del Pensamiento. Dialogicidad.

Publicado
Nov 19, 2019
##submission.howToCite##
LORENZON, Adriane. Por que a educação deve se interessar pela compreensão humana: Uma habilidade para o século XXI proposta pelo paradigma da complexidade. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, [S.l.], v. 6, n. 4, p. 26-33, nov. 2019. ISSN 2359-2494. Disponível em: <http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/722>. Acesso em: 15 dez. 2019.