Força: Substantivo feminino

  • Karla Cristina Meneses do Nascimento SEEDF
  • Rejane Pereira Marinho

Resumo

Apesar dos números alarmantes de violência contra mulheres na atualidade, é sabido que tal fato faz parte de uma questão histórico-cultural e a escola, enquanto instituição social, não pode estar alheia a essa questão. Com o objetivo de trabalhar a prevenção da violência contra a mulher a Escola Classe 22 do Gama desenvolveu o Projeto: Força, Substantivo Feminino. Foram aplicadas sequências didáticas variadas a partir dos conteúdos propostos pelo currículo em movimento para 4º e 5º anos, tais como leitura e produção escrita de gêneros textuais. Para além disso foram trabalhados os números da violência e os ambientes que ocorrem, a fim de alertar as crianças a respeito de tal realidade. Por se tratarem de crianças o tema foi apresentado de maneira a preservar a integridade emocional das mesmas trazendo obras do público infantil e discussões a partir de periódicos e demandas apresentadas pelas mesmas numa linguagem apropriada. O projeto, apesar de ainda não estar concluído, evidenciou a transformação no modo de pensar e agir dos estudantes envolvidos, estudantes estes que poderão ser autores de uma história mais próxima de um ideal de igualdade.


Palavras-chave: Violência contra a mulher. Público infantil. Transformação social.

Publicado
Ago 29, 2019
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NASCIMENTO, Karla Cristina Meneses do; MARINHO, Rejane Pereira. Força: Substantivo feminino. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, [S.l.], v. 6, n. 3, p. 122-125, ago. 2019. ISSN 2359-2494. Disponível em: <http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/706>. Acesso em: 12 nov. 2019.