A formação de condutores na área metropolitana de Brasília: Uma abordagem da perspectiva espacial

  • Joesley Dourado Universidade de Brasília-UnB

Resumo

O objetivo geral deste trabalho é investigar a distribuição de instituições de educação para o trânsito na Área Metropolitana de Brasília. Como primeiro objetivo específico busca-se definir Brasília como uma metrópole que avança sobre o território dos municípios goianos de sua periferia.  O segundo objetivo específico é analisar a distribuição espacial dos Centros de Formação de Condutores na Área Metropolitana de Brasília. Por meio da contribuição teórica de Villaça (2012) entendeu-se que a metrópole atual é uma cidade única, muitas vezes composta por diversos municípios. Ainda elencou-se as principais atividades educativas de trânsito previstas pelo Código de Trânsito Brasileiro. Através da relação de Centros de Formação de Condutores disponibilizadas pelo DETRAN/DF e DETRAN/GO foi possível analisar a distribuição espacial destes centros na Área Metropolitana de Brasília. Por fim, observou-se que apesar da relevância econômica e política protagonizada pelo Distrito Federal partindo da perspectiva populacional há a distribuição equitativa dos Centros de Formação de Condutores. Da perspectiva municipal, a relação entre população e as instituições de ensino de trânsito são equivalentes; o que pode contribuir para o acesso igualitário aos serviços de educação para o trânsito no território da Área Metropolitana de Brasília.


Palavras-chave: Trânsito. Educação para o Trânsito. Centro de Formação de Condutores. Brasília. Área Metropolitana de Brasília.

Publicado
Ago 29, 2019
##submission.howToCite##
DOURADO, Joesley. A formação de condutores na área metropolitana de Brasília: Uma abordagem da perspectiva espacial. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, [S.l.], v. 6, n. 3, p. 172-177, ago. 2019. ISSN 2359-2494. Disponível em: <http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/652>. Acesso em: 16 out. 2019.